A inovação sempre fez parte do universo das grandes organizações, enquanto nas pequenas e médias empresas sempre foi utilizada de forma discreta, em momentos específicos, através da compra e aquisição de novos maquinários, criação de um novo produto ou mesmo aquisição de uma nova tecnologia.
Pequenas ações com o propósito de gerar inovação eram colocadas em prática em um determinado momento do ano, definida com base na opinião dos empreendedores, sócios ou principais lideranças e com base nos lucros do ano anterior.
Depois deste “flash” de inovação tudo voltava ao “normal” e mais um ano se passava para que uma nova inovação ou melhor, uma nova aquisição fosse realizada.
Esta forma de inovar utilizada pelas pequenas e médias empresas, durante bastante tempo funcionou muito bem, muitas organizações cresceram e se tornaram referência no mercado seguindo esta estratégia.
Só que os tempos mudaram, não é mais possível continuar agindo desta forma, empreendedores e líderes não podem continuar enxergando a inovação como algo pontual, o empreendedor que continuar olhando para a inovação desta forma será atropelado por empresas mais jovens, recém-chegadas, que estão nascendo a todo momento em todas as áreas de atuação.
A prova de tudo isso está nas startups e o quanto elas estão mexendo com o mercado das grandes empresas, exatamente por conseguir “respirar” inovação. E se as startups têm o poder de abalar grandes organizações o que elas podem fazer com os negócios de pequeno e médio porte?
O meu papel aqui não é somente o de alertar, mas sim de apoiar você a ir mais além com o seu negócio.
E para que isso seja possível é importante começar mudando a nossa perspectiva sobre o assunto:
O que não é inovação:
-
Inventar a roda, ou seja, criar algo extremamente inusitado que ninguém havia pensado antes;
-
Inovação não é comprar maquinários, equipamentos ou adquirir uma nova tecnologia e achar que isso é suficiente;
-
Inovação não é uma atitude do empreendedor que acontece em um determinado momento do ano como uma ação isolada;
-
Inovação não é necessariamente sinônimo de grandes investimentos;
-
Inovação não tem relação direta com complexidade;
-
Inovação não é responsabilidade somente de uma pessoa;
-
Inovação não é somente para grandes empresas;
O que é inovação:
-
Inovar é aprimorar e melhorar a roda, ou seja, é olhar por uma outra perspectiva e se questionar como aquilo pode ser feito de uma forma melhor e mais eficiente;
-
Inovar é encontrar soluções para problemas reais;
-
Inovação deve fazer parte da cultura da empresa, estar incorporada no seu DNA, na forma das pessoas pensarem e agirem;
-
Inovação é toda hora, todo dia, o tempo todo;
-
Inovação é sinônimo de resultado;
-
Inovação é responsabilidade de todos que estão envolvidos com a empresa;
-
Inovação é para todos os negócios independentemente do tamanho, formato, área de atuação e número de colaboradores.
Abaixo tem algumas dicas de como construir ambientes que favoreçam a inovação?
Para empreendedores ávidos por conhecimento, que buscam aprender e reaprender todos os dias: cadastre-se e receba nossos informativos digitais com conteúdos relevantes para apoiar você a cuidar do futuro do seu negócio.
Nós te convidamos a entrar em contato conosco através do nosso WhatsApp, para descobrir como podemos apoiar você e a sua empresa nesta jornada.