Texto por Paula Carvalho Battiato, Chief Human Resources Officer da Onze Marketing e Comunicação
Os profissionais de RH estão conquistando um papel cada vez mais importante e estratégico dentro das empresas que consideram a gestão de pessoas fundamental para o seu sucesso. Ao investir nessa área, as organizações podem construir equipes motivadas, competentes e comprometidas, impulsionando seu crescimento e alcançando resultados sustentáveis a longo prazo.
Um dos maiores eventos de RH da América Latina, o HR4results, realizado recentemente em São Paulo pela Gupy com quase 5 mil participantes, foi mais um forte indicador desse interesse das empresas em fortalecer a área. O evento trouxe profissionais e especialistas de RH para discutir e explorar as tendências, desafios e inovações do cenário atual da gestão de pessoas nas organizações e abordar as demandas e os desafios que esses profissionais enfrentam na busca por talentos, retenção de funcionários e aprimoramento das habilidades necessárias para enfrentar um mundo do trabalho em constante evolução.
Uma das primeiras palestras trouxe a leveza e o humor da Dona Déa, mãe e inspiração do principal personagem do ator Paulo Gustavo, para falar sobre sua trajetória de vida e a importância de conseguir se reinventar ao longo dos anos. Já Suzie Clavery, reconhecida como uma das principais referências em Employer Branding no Brasil, ressaltou a importância da gestão da reputação das empresas como empregadoras para candidatos, colaboradores e o mercado em geral. Trouxe também a necessidade de uma proposta de valor do empregador que vá além de salários e benefícios que deve incluir aspectos como bem-estar dos colaboradores, oportunidades de crescimento profissional, cultura organizacional e valores, visando a tornar a marca empregadora atrativa e diferenciada.
Em outro bate-papo sobre estratégias de benefícios como estímulo à inovação, Flávia Pontes, diretora-executiva de recursos humanos da Petz, compartilhou exemplos de benefícios implementados pela empresa que estão alinhados com a marca. Entre eles, destacam-se o escritório Pet Friendly e a licença “PET-ernidade”, que oferece dias de folga para os funcionários que adotarem novos animais de estimação. Além de serem benefícios que não geraram custos significativos para a empresa, também geraram mídia espontânea e fortaleceram a sua imagem como marca empregadora.
“Pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”
— Peter Drucker
A famosa frase de Peter Drucker, apareceu em mais de uma palestra, trazendo a importância de um processo estruturado de recrutamento e seleção, onde os candidatos não são avaliados levando em consideração somente suas habilidades técnicas, mas também suas habilidades comportamentais.
O tema da automatização na maioria das profissões do futuro também apareceu em algumas palestras, reforçando a importância do desenvolvimento pessoal contínuo principalmente das habilidades comportamentais como a empatia, escuta ativa e adaptabilidade e trouxe técnicas e ferramentas que podem ajudar nesse desenvolvimento, como por exemplo o Speaker Coach, uma ferramenta do Teams que fornece informações privadas e personalizadas sobre como você está falando durante sua reunião ou apresentação e depois te mostra um relatório final detalhado sobre seu desempenho na fala.
Na palestra “O sucesso é treinável”, o treinador de performance Joel Jota apresentou técnicas eficazes para auxiliar as pessoas a alcançarem suas metas. Além disso, ele enfatizou a importância da consistência e destacou os possíveis obstáculos que podem nos impedir de atingir essas metas.
A conscientização e preparação dos líderes desempenham um papel crucial no desenvolvimento das pessoas, conforme destacado na palestra do CEO da Michael Page, Ricardo Basaglia. Durante sua apresentação, Basaglia abordou os diferentes papéis que um líder pode desempenhar. Por um lado, o líder atua como um especialista e gestor, utilizando seu conhecimento técnico para supervisionar o trabalho da equipe, focando principalmente no presente. Além disso, deve agir como coach e inspirador, identificando áreas de desenvolvimento para cada membro da equipe e olhando para o futuro. Essa reflexão levanta a questão de qual proporção do tempo do líder é dedicada a cada um desses papéis essenciais.
Além das palestras, o evento contava com uma feira de negócios com mais de 100 expositores, que trouxeram muitas opções de ferramentas e soluções projetadas para auxiliar os profissionais de Recursos Humanos no gerenciamento de suas tarefas diárias e, acima de tudo, no cuidado do ativo mais valioso das empresas: as pessoas.
Paula Carvalho Battiato, Chief Human Resources Officer da Onze Marketing e Comunicação