Não cuidar do propósito e do futuro do seu negócio Ir para o conteúdo principal

É muito comum que o Propósito da empresa seja confundido com a missão, visão e valores. Ainda mais comum são negócios que possuem frases lindas na sua apresentação comercial, mas não vivenciam na prática o que está escrito.

Não ter um Propósito bem definido pode gerar diversos problemas dentro e fora da organização. E se você chegou até esse texto, significa que está tendo dificuldades em perceber se a sua empresa tem Propósitos claros e acontecendo de fato na prática.

Leia mais: Consciência de Propósito

Propósitos bem definidos tornam-se parte integrante do negócio, ele tem a força necessária para unir diferentes talentos para alcançar um objetivo comum, por meio dele a empresa inteira passa a respirar uma mesma linguagem, uma mesma percepção, seguir uma mesma direção.

Para entender se o Propósito da sua empresa está claro e acontecendo na prática trouxemos os três problemas mais comuns que a falta de um direcionamento concreto pode gerar. Reflita e perceba se algum destes pontos se enquadram na situação atual do seu negócio.

1) Líderes autoritários, colaboradores desmotivados e produtividade baixa

Hoje em dia fala-se muito em chefe x líder. Esse conceito surge de um novo pensamento sobre liderança e gestão, onde entende-se que colaboradores não gostam de estar sob a liderança de alguém que não acreditam e não respeitam.

Leia mais: Como ser um líder no contexto atual?

Em geral a falta de respeito é ocasionada por “chefes que comandam por poder, medo ou imposição. A liderança autoritária do chefe pode se materializar em diferentes formas: através de palavras ríspidas demais, ameaças, pouco reconhecimento, separação muito perceptível entre a liderança e seus colaboradores, cargos exacerbados sendo preenchidos por pessoas mal preparadas, diferenças salariais incoerentes, entre muitos outros pontos.  Todos estes fatos geram descontentamento entre os seus colaboradores, perda de produtividade, conflitos, afastamento entre as pessoas da equipe e consequentemente muito dor de cabeça para o empreendedor.

Tudo isso irá refletir diretamente nos resultados do negócio. Um colaborador desmotivado não irá dar tudo de si pela empresa que não reconhece seus feitos e seus talentos. A ausência de comunicação de um líder autoritário pode gerar disputas desnecessárias entre a equipe com grandes chances de causar rupturas em departamentos inteiros inclusive demissões em massa.

Leia mais: O quanto a gestão do seu negócio ou a sua forma de liderar enfatiza o medo?

E como o Propósito pode te auxiliar a evitar este cenário devastador?

Implantando uma Cultura Organizacional que garanta na prática que todos os colaboradores estejam alinhados com o Propósito maior do seu negócio. Construindo e fortalecendo lideranças emocionalmente maduras, motivadas por servir a este Propósito, que inspiram, orientam e motivam os colaboradores para alcançar os resultados necessários e o ecossistema saudável para a sua organização.

Com a Cultura implantada o processo de seleção terá um perfil adequado com a definição da missão do cargo, ou seja, as pessoas escolhidas para fazerem parte da sua empresa estarão alinhadas com os seus valores e crenças desde o início da sua jornada. Isso inclui os líderes, que trabalharão com colaboradores mais motivados e dispostos, que pensam como a empresa e como ele e que trabalham por este Propósito maior.

A relação com o salário muda também, com a construção das missões de cargo existe a percepção real do trabalho do seu colaborador e a importância da remuneração como forma de declaração oficial do seu reconhecimento pelo esforço e tempo que ele dedica a sua empresa, assim como a parcela de contribuição que ele tem para a empresa entregar o que se propõe a fazer.

É importante que os processos de treinamento e integração da equipe sejam repensados de acordo com a cultura definida. É neste momento que você deixará claro para os líderes e colaboradores que atitudes condizem com as suas crenças e valores, aproveitando para mostrar os benefícios que tudo isso traz e reforçando a importância de uma comunicação clara e eficiente.

Leia mais: Empreendedor: como buscar o melhor do outro para apoiar você na sua jornada?

2) Problemas demais com soluções extensas e complexas

Os problemas podem estar vindo de diferentes frentes: fornecedores, clientes, acionistas, investidores, etc. Esses problemas surgem quando a aplicação do Propósito não foi além dos muros da sua empresa. Um investidor que traz questões prejudiciais à companhia não está trabalhando em prol do seu crescimento. Um fornecedor que entrega mais desculpas do que serviços não está pensando no bem-estar do seu negócio. Clientes que se mostram constantemente insatisfeitos podem indicar problemas processuais ou que você não está atingindo o público ideal para o seu produto ou serviço.

E quando falamos de pontos de contato externos da sua empresa, as possibilidades de problemas são imensas. Um movimento errado de um fornecedor ou investidor irá causar uma grande perda de valor para o seu negócio.

E as soluções para todos esses problemas podem estar exigindo mais esforços do que deveria. A demora em responder corretamente a esses imprevistos gera crises terríveis na instituição, manchando todos os esforços de marketing interno e externo da sua empresa.

Leia mais: Sim! Existe uma forma prática para você pensar no futuro do seu negócio!

E como o Propósito pode te auxiliar a minimizar estes problemas?

Um propósito bem definido cria um “escudo” entre o seu negócio e todos esses problemas apresentados. Isso não significa que eles nunca mais acontecerão, mas que serão menos frequentes e solucionados mais rapidamente.

Isso porque os Propósitos de todos os envolvidos com a sua empresa estarão alinhados ao Propósito do negócio e consequentemente ao seu Propósito. Se o seu negócio preza por entregar qualidade aos seus clientes, a exigência deve ser a mesma dos seus fornecedores. Se acredita verdadeiramente em valores como diversidade e inovação, é natural que atraia investidores e acionistas que acreditam nos mesmos valores. Seus clientes comprarão com você não apenas por possuir um produto de qualidade, e sim por compartilhar e acreditar nas crenças e valores do seu negócio.

E qualquer problema novo que surgir, a decisão estará clara, pois você sabe no que a sua empresa se sustenta e onde ela quer estar no futuro conseguindo reagir rapidamente.

Leia mais: Empreendedor: algumas dicas para apoiar você e o seu negócio

3) Não ter inovação e entregar soluções dispensáveis

Quando falamos de inovação, muitos empreendedores pensam em investir em tecnologias mais avançadas para a sua empresa, e esquecem de inovar nas soluções que oferecem, no modelo de negócio, no modo de pensar e se relacionar com o público interno e externo da organização.

Não focar em inovação dentro da sua instituição é deixar que ela fique estagnada, seus processos serão sempre os mesmos, seus clientes serão sempre os mesmos, e tudo ficará sempre igual.

Isso não só impede o crescimento da sua companhia, gerando clientes desinteressados, colaboradores desmotivados, investidores desacreditados e toda uma cadeia de reações negativas que diminuem o valor do seu negócio como também acelera o processo de falecimento do mesmo.

Leia mais: Como buscar resultados diferentes em 2019 se continuamos agindo da mesma forma?

E como o Propósito pode te auxiliar a ter um negócio em constante inovação?

Incentivar a criatividade é muito mais do que apenas deixar a parede do escritório colorida. É repensar toda a sua comunicação, integrando as equipes e abrindo espaço para conversas inovadoras.

Espaços que permitam e estimulem a união de diferentes pessoas com diferentes de talentos, processos que facilitam a comunicação e enxergam o sistema de forma mais orgânica e sistêmica, lideranças colaborativas que incentivam a participação da equipe na definição de estratégias trazem inovação real para todos os níveis da sua empresa.

Leia mais: A sua empresa também pode ser inovadora!


Agora que você leu e compreendeu o que a ausência de Propósitos claros e implementados podem gerar para uma empresa, quais serão seus próximos passos para se certificar de que a Cultura e Identidade do seu negócio estejam alinhadas ao seu Propósito como empreendedor e ao Propósito do seu negócio?

×