Pequenas mudanças que geram grandes impactos Ir para o conteúdo principal

Muitas vezes nos encontramos em uma situação na vida em que precisamos mudar radicalmente, mas é natural que nossa mente atrase as mudanças. Medo de errar, medo de não saber o que fazer diante de um novo processo, medo de não suportar o que virá em seguida.

Na vida empreendedora esses medos surgem com ainda mais frequência. Empreendedores tendem a carregar muitas responsabilidades dentro e fora da sua empresa. Um passo em falso pode custar não só para a sua família, mas para muitas famílias que dependem do bom funcionamento da sua organização.

Leia mais: Empreendedor, o quanto você toma as decisões da sua vida?

Mesmo assim, mudanças são extremamente necessárias. Já tentou ficar mais de três anos com o mesmo celular? Se sim, você com certeza sentia a necessidade de mudar porque seu aparelho estava ficando obsoleto, mas o costume ou falta de oportunidade de troca fazia com que continuasse com ele, mesmo que já não servisse mais suas funções com a qualidade que servia antigamente. Este exemplo nos mostra bem como é importante rever constantemente o funcionamento da sua empresa para que ela não fique obsoleta, afinal novos métodos de gestão e processos surgem o tempo inteiro e o seu negócio precisa acompanhar para se manter sustentável.

Porém, diferente do que pensa a maioria, não é somente através de grandes mudanças que conseguimos bons resultados, os pequenos “insights” que surgem no dia-a-dia podem apresentar soluções simples para problemas pequenos que geram grande impacto na organização como um todo.

Leia mais: Sim! Existe uma forma prática para você pensar no futuro do seu negócio

Warren Berger, do Fast Co.Design, explica que sempre que queremos mudar nossas vidas, pensamos alto, em mudanças extremas com efeitos imediatos, mas que não conseguimos sustentar e a falha gera uma grande desmotivação. O mesmo se aplica para as empresas. Grandes mudanças repentinas podem deixar seus colaboradores sem ter onde se apoiar e exigir muito deles, enquanto pequenas mudanças são doses homeopáticas que mostram que você está preocupado com o bem-estar dele e da organização como um todo.

De acordo com Caroline Arnold , autora do livro “Pequenas Atitudes e Grandes Mudanças”, o segredo para o sucesso na aplicação de pequenas mudanças está na mentalidade. Realizar as ações necessárias com foco em pequenos comportamentos e a mentalidade mais positiva trazem mais chances de sucesso.

Stephen Guise, escritor do livro “Mini-Hábitos”, explica uma maneira diferente de conseguir atingir grandes mudanças no dia-a-dia sem precisar de grandes sofrimentos. A ideia aqui é “criar uma versão ingênua de um hábito complexo”, reduzindo a ação a um tamanho tão ínfimo que seja impossível não executar. Por exemplo, se você deseja incluir o hábito de leitura na sua vida, ao invés de começar com 20/30 páginas por dia, comece com 2/3. O princípio desta técnica é simplificar, evitando a percepção de sacrifício ou impossibilidade de executar, para ser possível de ser feito até se tornar um hábito natural.

Leia mais: Empreendedor você consegue dedicar parte do seu tempo para pensar no futuro do seu negócio?

Outro exemplo da utilização destes princípios dentro da sua organização: vamos supor que a sua empresa cresceu e com ela o aumento de serviços. Como consequência, o volume gerou desorganização nos processos dificultando a gestão e reduzindo a qualidade de entrega.

Você acredita que para resolver este cenário a empresa precisa ter um software, aplicativo ou plataforma de gestão de todos os projetos que acontecem na sua empresa, só que para selecionar, contratar, desenvolver e iniciar a implantação leva mais de 06 meses, além de demandar um custo alto de investimento, muita dedicação do seu  tempo e uma dificuldade grande dos colaboradores em assumir este novo hábito de lidar com a tecnologia. É exatamente aqui que se aplica esta técnica – simplificar, mudando pequenos hábitos.

Comece de forma simples: Construa junto com a sua equipe, utilizando o próprio Excel ou mesmo um painel e post-its, um Cronograma Geral de Projetos que reúna as principais informações de cada serviço: principais etapas, pessoas envolvidas, deadlines, pontos críticos etc.

Leia mais: A sua empresa também pode ser inovadora!

Estimule a equipe a ir abastecendo e melhorando cada vez mais este cronograma. Desta forma, além de já ter resolvido grande parte dos seus problemas diários, as lideranças e os colaboradores já terão criado o hábito de ter esta ferramenta de apoio no seu dia a dia e o cronograma servirá como um protótipo inicial para o desenvolvimento de uma tecnologia mais complexa futuramente.

É importante ressaltar que as mudanças que você deseja aplicar no seu negócio sejam realmente necessárias e relevantes para o momento atual. Saber onde gastar tempo, energia e dinheiro é fundamental, principalmente para o pequeno e médio empresário.

Leia mais: Empreendedor como buscar o melhor do outro para apoiar você na sua jornada?

Muitos empreendedores, em sua gana de conseguir mais produtividade e motivação, acabam focando em aspectos que não são realmente importantes para o seu negócio, Isso pode gerar um efeito contrário ao esperado, com o sentimento crescente na equipe de que a liderança da empresa não percebe o que está acontecendo de fato, gerando desmotivação e resistência.

Use a empatia. Converse com os seus colaboradores, descubra as reais dores deles e do negócio, consiga “insights” reais sobre o que acontece e possíveis soluções, fortaleça as lideranças para que sejam parte integrante das suas equipes, vivenciem seu dia-a-dia e tragam sugestões constantes de melhorias.

Leia mais: Qual a Cultura Organizacional ideal para um mundo em transformação?


Durante os processos de mudanças esteja preparado para as possíveis surpresas no caminho. Pode acontecer dos seus colaboradores não reagirem tão bem as mudanças propostas quanto você esperava. Neste momento é importante que você pratique a escuta ativa, deixe seus julgamentos e críticas de lado, e escute a fundo o que seus colaboradores estão lhe contando.

×