Inovação não pode ser apenas um discurso Ir para o conteúdo principal

Diferente do que muitos acreditam, inovação não é apenas ter uma ideia genial e pronto. Inovação de verdade exige uma postura de buscar soluções constantemente, tanto para problemas e necessidades externas, ou seja, para o cliente final, quanto internas, pensando nos colaboradores e lideranças.

Mas por que é tão importante incluir uma postura inovadora na empresa?

Em um mundo de constantes mudanças como o de hoje, o consumidor passa a ficar cada vez mais exigente. Ele não quer apenas consumir produtos e serviços, e sim consumir Cultura e Propósito. Ele quer sentir que seus problemas, necessidades e interesses estão sendo considerados para a criação de novos produtos e serviços.

Uma empresa que não se mantém inovadora não conseguirá atender a essas novas exigências. É preciso estar sempre considerando novas soluções e entendendo as dores atuais dos seus clientes, e isso não inclui apenas melhorar o produto ou serviço final, é preciso considerar melhorias em todos os processos da sua empresa.

Leia mais: Qual a Cultura Organizacional ideal para um mundo em transformação?

Reflita e analise, através das seguintes perguntas, o quanto a inovação é presente no dia a dia do seu negócio:

  • A jornada de ponta a ponta do serviço oferecido pela sua empresa gera a melhor experiência para o seu cliente, ou os elogios do seu cliente são somente em relação a pontos específicos da jornada?

  • O seu negócio envolve os clientes para entender suas “dores” e co-criar soluções, ou toda a criação de produtos e serviços são baseados somente no que você acredita que é o ideal?

  • Seus líderes estão envolvendo os seus colaboradores e estimulando a co-criação, ou as lideranças estão afastadas da equipe trabalhando de forma centralizadora e autoritária?

  • A inovação está presente na raiz de todas as ações da sua empresa refletindo a Cultura Organizacional, ou é um mero discursos de marketing utilizado na tentativa de atrair novos clientes?

Tudo isso envolve um pensamento inovador. É estar constantemente se perguntando: O que eu posso fazer para melhorar a vida de todos os stakeholders da minha empresa? Quais são as reais “dores” que eles vivenciam? Como posso envolvê-los na construção de possíveis melhorias?

Leia mais: Empreendedor, como buscar o melhor do outro para apoiar você na sua jornada?

Apenas empresas de tecnologia podem ser inovadoras?

Não! A inovação não precisa estar associada necessariamente à tecnologia. Isso é uma dúvida comum de muitos empreendedores: como posso incluir inovação na minha Cultura se não sou uma empresa de tecnologia?

Como falamos acima, inovação não é ter apenas uma ideia genial, é solucionar problemas de maneiras diferentes.

Leia mais: A sua empresa também pode ser inovadora!

Por exemplo: os relatórios da sua empresa ainda são feitos no papel? Isso traz um grande gasto em impressão, papelaria, além de ser pouco sustentável. Como solucionar isso de um jeito simples e que se encaixe com a Cultura da sua empresa?

Você pode incluir um sistema em rede ou nuvem onde os seus colaboradores podem salvar seus relatórios. Ou talvez utilizar algum software de chat interno para a sua empresa melhorar a comunicação e poder enviar arquivos diretamente um para o outro. Ou até analisar a real necessidade desses relatórios e diminuir a sua quantidade.

O importante aqui é que essa decisão não venha de cima para baixo, ou seja, que as lideranças decidam sozinhas o que fazer e implementem à força.

Para que a inovação seja real, é preciso envolver os interessados na solução. Continuando o exemplo dos relatórios impressos: Quem recebe esses relatórios e por que precisa deles? Como as pessoas criam esses relatórios? Seus colaboradores têm experiência suficiente com tecnologia para conseguir trazer um sistema de rede ou nuvem para a sua empresa? Como eles vão se sentir se incluir uma ferramenta de chat interna?

Portanto o melhor caminho para inovar parte de entender o real problema e envolver os interessados na geração e implantação das soluções.

Leia mais: Pequenas mudanças que geram grandes impactos

Como implantar uma Cultura realmente inovadora?

Para implantar uma Cultura que traga inovações reais e necessárias, é preciso gerar algumas mudanças na sua organização.

A primeira é aplicar uma postura de aprendizado nos seus colaboradores e lideranças. É necessário que todos estejam abertos a dialogar e aprender com as experiências e conhecimentos do outro.

A segunda é aprimorar a comunicação da empresa. Para que a inovação aconteça, é preciso que pessoas com diferentes necessidades, vivências e formações se reuniam para trazer diferentes pontos de vista a uma discussão.

Abra o diálogo: é preciso que todos sintam que existe liberdade para trazer dores e soluções diante das lideranças e do empreendedor. A inovação não consegue acontecer em um sistema de liderança onde existe medo, seja de falar o que sente e suas percepções sobre algo, ou para cometer erros que podem acontecer durante as implementações das mudanças em processos de inovação.

Leia mais: Como ser um líder no contexto atual?

A terceira é criar ambientes de trabalho que estimulem constantemente a colaboração, a autonomia, o compartilhar e a co-criação.

A quarta é estruturar e implantar processos eficientes para diminuir o gasto de energia dos colaboradores com o retrabalho e os constantes conflitos, podendo dedicar esta energia extra armazenada, para pensar e criar soluções relevantes para o negócio se manter inovando constantemente.


Agora que você sabe o que fazer para implantar uma Cultura inovadora na sua empresa, o que você está disposto a mudar no seu negócio para que isso aconteça?

×