A importância de capacitar os seus colaboradores Ir para o conteúdo principal

Encontrar o profissional perfeito é muito difícil, para pequenas e médias empresas, esse esforço é ainda maior, já que profissional ideal pode custar mais caro do que o negócio está preparado para absorver.

Focar apenas no aspecto profissional de um candidato, se baseando somente no currículo, é correr grandes riscos de trazer pessoas que não se encaixam com a cultura da empresa, portanto que não estão alinhados com os valores da organização e consequentemente terão dificuldades de se adaptar e construir bons relacionamentos com a equipe, gerando conflitos e quebrando o equilíbrio interno.

O tempo dedicado a contratação de um profissional deve ser o suficiente para poder ter clareza do quanto o candidato está alinhado a missão do cargo e o Propósito da organização. É muito comum, principalmente em empresas de pequeno e médio porte, a contratação acontecer em pouquíssimo tempo com uma seleção bastante superficial, isso porque o número de colaboradores é bastante enxuto, e a falta de um profissional gera um grande prejuízo e desfalque para a organização, sendo necessário preencher a vaga com urgência.

Leia mais: Missão do Cargo: contratando com Propósito

Exatamente por isso que capacitar os colaboradores passa a ser um dos pilares fundamentais de sustentação de talentos dentro das organizações de menor porte. Capacitar constantemente os seus colaboradores não resolve apenas o problema da contratação, mas ajuda a sua empresa em outros aspectos:

• Retenção de talentos

Talentos são atraídos por empresas que proporcionam um verdadeiro crescimento profissional, por isso empresas que fornecem capacitação para os seus colaboradores não só retém mais seus talentos, como atrai talentos de outras empresas, gerando vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

• Melhoria na produtividade

Com mais conhecimentos e técnicas seus colaboradores trabalham com mais assertividade e rapidez, melhorando as entregas do seu negócio.

A produtividade tende a melhorar também pela percepção coletiva de valorização profissional. Profissionais mais valorizados se conectam mais profundamente com a organização, sentindo-se mais motivados para trabalhar, trazendo resultados cada vez melhores.

Leia mais: Não perca os talentos da sua empresa

Capacitando adequadamente

Quando falamos em capacitar adequadamente os seus colaboradores não significa começar a contratar todos os cursos, workshops e treinamentos para toda a equipe.

Muito pelo contrário, para capacitar sua equipe é importante ter planejamento e entender o perfil de cada colaborador, seus talentos, competências e os seus atuais desafios para conseguir entregar o que é a sua missão de cargo.

Além disso é importante envolver os próprios colaboradores na construção desta jornada de capacitação, entendendo o que eles percebem como relevante, o que eles almejam e quais os métodos de aprendizagem que mais se adaptam a sua forma de ser. Estes cuidados são fundamentais, do contrário, tempo e dinheiro serão investidos sem gerar resultados.

Abaixo seguem alguns pontos para apoiar você na capacitação adequada:

Primeiro ponto: qual o orçamento para este tipo de investimento? É importante definir uma parte do orçamento anual para investir em capacitação e aprimoramento dos seus profissionais, desta forma é possível ir administrando e alocando os recursos, ao longo do ano, conforme a necessidade. Lembre-se sempre, os recursos humanos dentro do seu negócio são fundamentais para entregar a melhor experiência para o seu cliente, por isso não seja modesto ao definir esta verba, com certeza investindo na equipe você gera maior eficiente e economiza em vários outros pontos da empresa.

Segundo ponto: qual colaborador deve receber a capacitação? É importante que todos os colaboradores recebam capacitações, mas não é necessário capacitar toda a equipe ao mesmo tempo. Você deve ir percebendo quais os desafios e necessidades da sua equipe e da empresa. Aproveite os momentos de feedback para conversar com cada um e entender melhor o que precisa ser aprimorado.

Terceiro ponto: qual o melhor método para gerar a capacitação? Pode ser remoto ou presencial, curso ou workshop, in company ou externo, em equipe ou individual, mentoria ou coaching, etc. O método pode mudar dependendo do colaborador, da sua área de atuação na empresa, da urgência nos resultados, do investimento disponível, entre outros fatores. O importante é sempre avaliar todos estes pontos para que o aproveitamento e o retorno sobre o investimento seja o melhor possível.

Quarto ponto: quais os resultados esperados? É importante que as lideranças acompanhem o processo de evolução do colaborador durante a sua jornada de capacitação profissional, tanto para avaliar se os investimentos realizados estão gerando resultados, como para apoiar e motivar. O líder deve ser parte do processo de aprendizagem oferecendo oportunidades para o liderado colocar em prática tudo que está aprendendo, assim como reconhecer o seu progresso conforme ele acontece.

Capacitar e perder o colaborador para outra empresa

Infelizmente isso é uma realidade, e talvez uma das mais frustrantes para o empreendedor.

Após todo o investimento de tempo, dinheiro, dedicação das lideranças no acompanhamento do processo evolutivo do colaborador, a empresa perde o talento para outra organização concorrente. Todos nós empreendedores passamos e vamos passar por isso em algum momento, é o risco do negócio, faz parte do processo.

A perda de um talento da empresa não só gera prejuízos financeiros, mas principalmente transtornos na entrega da experiência para o cliente, desmotivação da equipe, risco de novas perdas, informações privilegiadas que passam a estar disponíveis para outra empresa, entre diversos outros pontos.

É possível evitar ou minimizar que isso aconteça? Com certeza, e o melhor caminho é continuar o processo de investimento em novas capacitações e treinamentos, pois nem toda empresa se dedica a treinar e capacitar os seus colaboradores, portanto isso se torna um grande diferencial da sua empresa, diminuindo a perda de talentos.

Leia mais: Qual a Cultura Organizacional ideal para um mundo em transformação?

Mesmo esse colaborador que decidiu se retirar da empresa traz benefícios a longo prazo. Ele continuará sendo um advogado e embaixador da sua marca e, caso o ambiente da outra empresa não traga as mesmas vantagens e benefícios para ele, é possível que ele volte e ainda traga outros talentos juntos.

A motivação gerada na equipe por ver um colega se desenvolvendo profissionalmente também se mantém após a sua saída. A percepção de que a empresa se importa com o futuro e a evolução dos seus colaboradores traz resultados impactantes que merecem o valor investido.

Capacite também as suas lideranças

Normalmente as lideranças possuem mais conhecimentos técnicos e profissionais do que suas equipes, mas isso não significa que não precisem ser capacitadas tanto ou mais que o restante dos colaboradores.

A diferença aqui é que as lideranças exigem conhecimentos diferentes, menos operacionais e técnicos, mais estratégicos, humanos e de gestão.

É de extrema importância manter suas lideranças sempre atualizadas sobre o seu mercado e dar-lhes ferramentas para conseguirem gerenciar com qualidade as suas equipes.

Ao investir na capacitação e aprimoramento das lideranças os empreendedores estão ampliando os benefícios de forma bastante exponencial em relação ao negócio. As lideranças são influenciadoras e inspiradores de todos os integrantes da equipe, portanto conforme ela se fortalece e amplia os seus talentos, naturalmente isso gera efeito em todos os setores da empresa.

Leia mais: O papel das lideranças para a Cultura Organizacional

Um excelente caminho para otimizar os recursos financeiros da empresa é investir nas lideranças, e colocar como desafio, e troca pelo investimento realizado, ela compartilhar e propagar todo o conhecimento e experiência vivida com todos os colaboradores da organização.

Esse é inclusive um dos métodos utilizados pelo Instituto Mudita, nós atuamos no fortalecimento e capacitação das lideranças para criarem um olhar mais estratégico, humano e inovador para o negócio, e a partir do seu empoderamento, tornamos eles multiplicadores destes conhecimentos e talentos adquiridos para todos da equipe. Desta forma o empreendedor investe nas lideranças e recebe resultados na equipe como um todo.


Empreendedor, quanto você está focando atualmente na capacitação dos seus colaboradores e lideranças?

×