Benefícios de gerar autonomia para os colaboradores Ir para o conteúdo principal

É muito comum encontrarmos empresas onde as gerências possuem controle total das tarefas de cada colaborador, mas isso já não condiz mais com as práticas atuais do mercado de trabalho. Incentivar um ambiente com mais autonomia traz grandes resultados em questão de produtividade e retenção de talentos, além de aumentar a vida útil das empresas e gerar maior qualidade de vida e carreira para as lideranças.

Dar autonomia não significa deixar os colaboradores trabalhando sem rumo, fazendo o que desejarem. Muito pelo contrário: exige a criação de rotinas e processos muito bem estabelecidos. Essa autonomia vem no sentido de ter liberdade para tomar decisões no dia a dia, que são pertinentes ao papel que está sendo desempenhado pelo colaborador, e a confiança para oferecer sugestões de melhoria.

Incentivar a autonomia dos colaboradores promove abertura para um ambiente que gera inovação. Isso porque as equipes passam a gerar novas ideias e soluções por terem mais oportunidade de expressar suas opiniões, ou mesmo de encontrar novos caminhos para resolver problemas antigos.

Leia mais: Inovação não pode ser apenas um discurso

Os benefícios de incentivar a autonomia entre os colaboradores são:

Lideranças mais focadas no estratégico, tomando decisões importantes para apoiar o empreendedor e a organização e com mais tempo para pensar no futuro do negócio. A diminuição da demanda constante dos colaboradores pelos empreendedores e as lideranças, para tomar pequenas decisões do dia a dia, permitem que eles  estejam livres para terem novas ideias para resolver grandes problemas, organizar novos projetos e lidar com questões mais estratégicas, como o aprimoramento constante da jornada de serviço, gerando melhores experiências para os clientes.

Colaboradores mais confiantes em suas tarefas. Quando o colaborador sente que seus líderes e a organização como um todo confia em sua capacidade de ser protagonista em seu cargo, sua confiança aumenta, e a vontade de realizar entregas ainda melhores também. Ele passa a se empenhar cada vez mais para honrar a confiança que lhe foi atribuída, procurando sempre por novas soluções e caminhos mais eficientes para processos diários.

Talentos preferem empresas onde tenham mais autonomia. Com mais liberdade para colocar em prática suas habilidades e competências, os talentos que surgirem na sua empresa irão preferir manter-se nela, pois o ambiente de trabalho condiz com as suas expectativas em relação à confiança e desafios oferecidos.

Encontrar novos talentos também fica mais fácil quando a organização incentiva a autonomia entre os colaboradores, com mais liberdade para tomar decisões e encontrar soluções, a oportunidade de um colaborador mostrar o seu potencial é muito maior, a empresa passa inclusive a se tornar uma verdadeira incubadora de talentos.

Leia mais: Não perca os talentos da sua empresa

Pontos importantes para construir um ambiente propicio para ampliar a autonomia nos colaboradores

Metas e processos

Em uma organização onde o colaborador passa a ter mais autonomia, é importante a definição de metas e processos extremamente organizados. Essa etapa é essencial para evitar conflitos dentro das equipes ou entre departamentos.

Dar autonomia para o colaborador se ele não sabe o que, como e quando fazer não traz resultados. Por isso é fundamental a clareza de papéis e responsabilidades, a visão sistêmica do processo da empresa facilitando o entendimento pelo colaborador da sua responsabilidade perante a entrega final do serviço para o cliente,  metas bem definidas, deixar claro prazos e entregas, e oferecer a possibilidade do colaborador tomar decisões e encontrar soluções em relação aos métodos que irá utilizar para realizar a entrega, as prioridades, ritmo de trabalho, etc.

Leia mais: O que processos tem a ver com conflitos?

Treinamento e capacitação

Não adianta exigir de um colaborador que ele performe uma expectativa irreal. Por isso é essencial que a sua empresa invista em treinamentos e capacitações.

E quando falamos em capacitação não estamos falando apenas de habilidades técnicas, que apesar de serem de extrema importância para o bom funcionamento do negócio, não melhoram as habilidades organizacionais ou o relacionamento entre os colaboradores.

Forneça treinamentos que falem sobre melhores práticas para organização, explique em detalhes os processos da empresa e porque eles foram definidos dessa maneira, invista nas “soft skills” (ou habilidades interpessoais).

Esse investimento evitará muitos conflitos futuros e entregas atrasadas.

Leia mais: A importância de capacitar os seus colaboradores

Propósito da organização

É essencial que o Propósito Maior do negócio seja aplicado antes, durante e depois do processo de entrega de autonomia para os colaboradores. É esse propósito, atrelado a uma cultura organizacional fortalecida, que fará com que a empresa funcione como uma unidade, incentivando a qualidade nas entregas, cumprimento de prazos, bom relacionamento entre colaboradores, equipes e departamentos, e servirá inclusive para nortear a atuação das lideranças nesse novo estilo de trabalho.

É extremamente importante este ponto. Sem essa linha que une todos os colaboradores em prol de um mesmo futuro, é muito provável que a maior liberdade no ambiente de trabalho acabe incentivando a “cultura do eu”, onde os colaboradores e lideranças pensam apenas no que é melhor para eles e não para o negócio, dificultando projetos, sendo displicentes quanto a qualidade das entregas, atrapalhando a comunicação geral dentro da empresa e trazendo grandes problemas para a organização.

O Propósito bem definido e aplicado motiva os colaboradores e lideranças a trabalharem por uma visão de futuro que acreditam, e valores e crenças alinhadas aos seus, trazendo uma cultura mais inovadora, atual e de comprometimento entre as equipes.

Leia mais: Por que o Propósito tem sido tão discutido atualmente?


Empreendedores e lideranças, quanto vocês estão incentivando a autonomia dos seus colaboradores dentro de suas empresas?

×