O que é cultura organizacional e qual o impacto no seu negócio? Ir para o conteúdo principal

A preocupação das empresas em relação a cultura organizacional vem crescendo cada vez mais. Com a sua aplicação correta, as organizações percebem ganhos astronômicos de produtividade, processos mais bem estruturados, clientes mais satisfeitos com soluções mais inovadoras, fortalecimento das relações entre os colaboradores e consequentemente maior tranquilidade para o empreendedor e as lideranças.

Mas também vemos muitas empresas aplicando de forma errônea a cultura organizacional, sem entender realmente o que é e quais resultados esperar a médio e longo prazo.

O que é Cultura Organizacional?

É o que guia, o funcionamento da empresa, unindo os colaboradores em prol de uma mesma visão de futuro. É um conjunto de valores, crenças e símbolos que regem o comportamento e a mentalidade de todos, envolvendo o empreendedor, sócios, lideranças, colaboradores e expandindo para investidores, parceiros e fornecedores.

Para que a aplicação da cultura organizacional seja bem sucedida é necessário que primeiro seja definida qual a Identidade do negócio. Para isso é essencial definir o Propósito Maior da organização, o que motivou o seu nascimento e crescimento, criando uma visão de futuro clara para onde todos dentro da empresa devem seguir.

Leia mais: Por que o Propósito tem sido tão discutido atualmente?

Depois, trabalhar o alinhamento das lideranças frente à essa cultura. Os líderes da sua empresa são os multiplicadores da identidade da organização, elas devem ser o exemplo diário, um modelo para todos os outros colaboradores terem como referência.

Benefícios de uma cultura organizacional bem estabelecida

Com todos os colaboradores e lideranças seguindo um mesmo caminho, será fácil perceber os benefícios da aplicação correta da cultura organizacional.

Presenciamos constantemente em nossas consultorias a diferença que faz ter um propósito bem definido e uma visão de futuro clara que faça sua equipe caminhar em conjunto.

Leia mais: Não cuidar do propósito e do futuro do seu negócio: o que acontece?

Estes são alguns dos benefícios de uma Cultura organizacional bem estabelecida:

• Aumento na produtividade: com a equipe mais unida trabalhando em prol de uma visão em comum, com todos os colaboradores acreditando nos valores e crenças da empresa, traz um aumento perceptível na produtividade.

• Maior preocupação com a qualidade das entregas: colaboradores mais engajados e motivados querem entregar o melhor serviço ou produto possível para seus clientes, defendendo a organização. Além disso eles tem a percepção clara de qual o seu papel dentro do processo de trabalho e o quanto ele é importante para gerar o resultado final.

• Embaixadores da marca: ter clientes que são embaixadores da marca é importante, mas ter colaboradores que falem bem da sua entrega, da sua organização, do seu trabalho, e de como é bom fazer parte da equipe é tão bom quanto (se não for melhor!). Pessoas não se conectam com empresas, se conectam com pessoas, e ter quem defenda a sua marca com tanto conhecimento sobre ela é uma forma muito poderosa de se conectar com excelentes clientes.

• Atração e retenção de talentos: sua empresa irá se tornar um verdadeiro imã de talentos. Profissionais mais engajados e de melhor qualidade são atraídos por culturas organizacionais fortes e bem estruturadas e, ao se sentirem confortáveis e estáveis em um ambiente que se encaixe nos seus valores e crenças, com colegas de trabalho unidos, tendem a procurar menos por outras empresas.

Leia mais: Não perca os talentos da sua empresa

• Maior inovação: uma equipe unida e motivada consegue encontrar soluções mais inovadoras, cada vez entregando serviços e produtos que se encaixem melhor nas necessidades dos seus clientes, diminuindo custos e facilitando a entrega.

Quais impactos negativos para o seu negócio com uma cultura enfraquecida?

Uma cultura enfraquecida traz diversos problemas para a organização, tais como:

• Conflitos constantes: sem uma visão de futuro clara e valores que unam os colaboradores, conflitos serão cada vez mais constantes. Isso acontece porque pessoas de perfis muitos diferentes, ao se misturarem, tendem a querer impor sua forma de pensar, causando intrigas, atrasando processos por falta de comunicação, departamentos que não se conversam, etc.

• Atração de clientes de menor qualidade: clientes que rotineiramente trazem problemas, pedem descontos e reduções constantes no orçamento, fazem pedidos exorbitantes, exigem atendimento excessivo, etc. Sem uma cultura que reforce os valores da organização, os clientes serão atraídos apenas por preço, já que ele não percebe o valor gerado pela sua empresa e o quanto ela é única em relação as outras ofertas disponíveis.

• “Cultura do eu”: colaboradores que trabalham apenas para seu benefício próprio, pois não se conectaram com um Propósito Maior e uma Visão de Futuro clara que unifique ele aos outros colaboradores.   Isso significa que eles não se esforçarão mais do que o necessário, estarão sempre em posições defensivas, prontos para acusar culpados de erros e se vitimizar ao invés de buscar soluções, terão relacionamentos superficiais com seus colegas, além de disseminarem essa mesma posição entre a equipe, incentivando o restante dos colaboradores a seguirem pelo mesmo caminho e isolando aqueles que são realmente alinhados com a empresa.

• Alta rotatividade: um ambiente de trabalho com uma cultura enfraquecida não fortalece as relações com os colaboradores e consequentemente não gera vinculo através de pontos mais relevantes do que somente o salário, desta forma qualquer empresa concorrente oferecendo um salário maior consegue conquistar o profissional.

Saiba mais: O que o medo pode fazer com o seu negócio?

Divulgar uma cultura que não é praticada

Aqui temos um dos piores usos possíveis da cultura organizacional. Ao divulgar e defender uma série de valores e crenças, mas que não são aplicados no dia a dia do seu negócio, naturalmente é criada uma crise de Identidade perante o mercado, enfraquecendo a sua marca e o posicionamento da sua empresa na mente dos clientes.

Isso porque a decepção de um cliente ou colaborador novo ao perceber que a cultura organizacional é apenas mais uma falácia levará a criação de diversos embaixadores negativos da marca, que farão questão de levar o problema a público.

A cultura organizacional é a base da construção de qualquer empresa de sucesso e por isso deve ser levada a sério, sendo defendida por empreendedores e altas lideranças e aplicadas no dia a dia pelos colaboradores, clientes, fornecedores e investidores com a mesma seriedade e preocupação.

Saiba mais: Ambientes de trabalho que geram mais resultados


Empreendedor, o seu negócio tem uma cultura organizacional bem estruturada e aplicada? Esta Cultura reflete o que você espera e deseja para a sua empresa?

Precisa de ajuda para saber como desenvolver uma cultura organizacional de sucesso para sua equipe? Nós podemos ajudá-lo! Entre em contato pelo Whatsapp: 011 976874331.

×