Como a análise de dados pode impactar o futuro do seu negócio? Ir para o conteúdo principal

Aumenta cada vez mais a discussão no mercado em relação à coleta e análise de dados. Diversos conceitos surgiram como big data (coleta de dados em massa), dashboards (painéis de apresentação de dados), business intelligence (análise de dados), entre muitos outros, tratando os dados como o novo ativo mais importante da empresa.

Acompanhar todas essas mudanças pode ser um desafio e tanto para os empreendedores e as lideranças que ainda não entenderam como aplicar esses conceitos para as suas empresas ou como será benéfico entender mais sobre o assunto.

Leia mais: Quer gerar mudanças no negócio e não está conseguindo?

A importância dos dados para a estratégia da sua empresa

A equação é simples: quanto mais dados a sua empresa reunir, mais assertiva será a sua estratégia.

Sempre encontramos empreendedores que trabalham com base em conhecimentos prévios, experiência ou “achismo”. Apesar de ser extremamente importante confiar nos instintos de quem mais conhece o negócio, também pode se mostrar um risco para o crescimento da organização em algumas situações, ou acomodar o empreendedor em uma posição de “conhecedor”, causando estagnação pessoal e empresarial.

Tomar decisões estratégicas com base em dados traz assertividade, minimiza riscos, gera maior confiança na equipe e possibilita maior inovação.

Uma equipe mais consciente do cenário completo tem ideias mais assertivas, que atendem as necessidades do seu público, exigindo menos testes para aplicações de mudanças e menos chances de deixar a sua empresa obsoleta no futuro.

Ter em mãos todos os dados necessários deixará o empreendedor em constante renovação de conceitos pré-definidos. Quem é o seu cliente? O que ele deseja? O que ele está fazendo? Quem são seus concorrentes? Como eles estão lidando com o mercado e qual a sua taxa de sucesso? Como a empresa está crescendo? Os seus produtos e serviços são realmente necessários para o mercado? Qual deles é a alavanca do seu negócio? Qual deles está sendo sustentado por outros produtos? Quais métodos e estratégias de divulgação estão trazendo maiores resultados?

Muitas vezes temos hipóteses em relação às respostas para todas estas perguntas, mas não podemos basear decisões e estratégias em hipóteses. É nesse momento que os dados entram para confirmar ou refutar nossas percepções e poder construir estratégias eficientes para se adaptar as mudanças do mercado ou mesmo gerar tendências e alterações no próprio mercado.

Dados sem análise não servem para nada

Receber uma planilha de números é confuso e pode atrapalhar mais do que ajudar, por isso todos os dados da sua empresa precisam ser analisados para determinar relevância e confiabilidade.

Além disso, é importante deixá-los mais atraentes no momento de apresentar para outras equipes, nem todos os colaboradores terão facilidade de lidar com números e dados, por isso criar imagens mais visuais que facilitem o entendimento e a explicação podem engajar e despertar interesse pelas informações que estão sendo apresentadas.

Algumas alternativas para torná-los mais atraentes é transformar os dados em gráficos. Você pode utilizar até os famosos dashboards, grandes painéis que mostram as métricas e indicadores importantes do negócio e os objetivos a serem alcançados pela equipe. Este é um exemplo de dashboard:

Desta forma com o acesso aos principais dados da empresa de forma clara e precisa, é possível para os líderes alinharem constantemente com a sua equipe os resultados, recebendo contribuições para a busca de soluções que visem os objetivos da empresa, tomando decisões mais rápidas e assertivas.

Forneça treinamentos para a sua equipe ou contrate profissionais especializados em análise de dados. Diferente do que muitos pensam, coletar dados corretamente, extrair insights e facilitar a sua compreensão a equipe são tarefas complexas e exigem especialização.

Leia mais: A importância de capacitar os seus colaboradores

Coletando dados confiáveis

• Aplicativos de coleta de dados

Diversos aplicativos podem ajudar a sua organização a coletar dados internamente e já facilitam a compreensão deles em dashboards pré-definidos ou personalizados.

Entenda bem as suas necessidades para contratar os aplicativos e softwares necessários para o seu negócio crescer baseado em informações confiáveis.

Você pode encontrar 5 deles e descobrir mais sobre seus usos no post 5 aplicativos para ajudar na gestão do seu negócio.

• Pesquisas de mercado

Diversas pesquisas são feitas rotineiramente que se encaixam para o seu negócio. Seja de comportamento do consumidor, interesses das faixas etárias, crescimento do setor, entre muitas outras.

Você pode procurar pesquisas já realizadas ou desenvolver suas próprias pesquisas. Existem empresas especializadas em pesquisa de mercado que podem ajudá-lo desde a montagem das perguntas, focus groups (grupos de pessoas incluídas no público alvo sendo entrevistadas por um facilitador), e montagem dos resultados.

Você também pode montar suas próprias pesquisas e aplicá-las online. Sites como Google Forms e SurveyMonkey auxiliam na montagem da pesquisa e aplicação. Procure grupos e fóruns onde o público desejado esteja concentrado e peça a colaboração das pessoas respondendo às perguntas. Apesar de ser uma forma simples e barata de aplicar pesquisas, é necessário cuidado com as perguntas incluídas, elas não devem influenciar quem está respondendo e precisam coletar as informações necessárias.

Benefícios de tomar decisões estratégicas com base em dados analisados

• Reconhecimento de mercado

Com decisões e estratégias baseadas em dados, a probabilidade de acertar nas soluções aumenta consideravelmente, pois a sua compreensão do público, do seu mercado e do seu negócio está muito aprimorada com os dados coletados, facilitando a inovação e acertando mais em produtos e serviços. Isso é percebido pelo mercado de maneira muito positiva, incentivando o crescimento da sua empresa.

Seus clientes criam a percepção de que a sua empresa entrega produtos e serviços mais adaptados e condizentes com as suas necessidades, gerando mais conexão e maiores probabilidades de vendas.

Seus fornecedores passam a preferir trabalhar com a sua empresa por conta do reconhecimento de mercado que ela ganha. Você consegue mais opções de fornecedores com benefícios cada vez melhores.

Seus investidores passam a acreditar cada vez mais no negócio por conta da aceitação do público às suas entregas. Você também passa a ter mais poder de barganha em relações comerciais com o crescimento.

Leia mais: Inovação não pode ser apenas um discurso

• Maior agilidade para responder ao mercado

Mais incentivo à inovação significa que a probabilidade do seu negócio ficar obsoleto diminui consideravelmente. Você passa a responder cada vez mais rápido às mudanças do mercado, conseguindo aplicar mudanças e criar soluções com mais agilidade e assertividade.

Vai se tornando cada vez mais provável que o seu negócio esteja à frente das mudanças, e não apenas respondendo a elas. Seus clientes ficarão mais exigentes, esperando que as outras empresas sigam o seu exemplo, mas você estará sempre a frente da concorrência.

Leia mais: Adaptações necessárias para um mundo em transformação

• Aplicação de mudanças internas

Quando falamos de dados, não estamos nos referindo apenas aos externos, mas também aos internos. Com mais informações sobre o atual funcionamento do seu negócio, as equipes, colaboradores e lideranças podem aplicar mudanças internas com mais facilidade.

E a probabilidade de você acertar essas mudanças também aumenta. Você estará mais ciente da percepção de todos sobre as questões internas, conseguindo encontrar soluções que se adaptem às suas equipes mais positivamente, melhorando o ambiente de trabalho, o engajamento e a motivação de todos.

Muitos empreendedores e lideranças ficam receosos em abrir dados internos da empresa para as suas equipes, mas a realidade é que isso reforça a confiança dos colaboradores na organização, incentiva a transparência, envolve mais os profissionais no crescimento do negócio e incentiva a inovação.

Leia mais: A importância de deixar o seu negócio mais digital


Empreendedor, não tome decisões sem dados. Confie em seus instintos, mas os alimente com informações que possam te dar uma nova visão sobre questões necessárias, trazendo resultados cada vez melhores para o seu negócio.

A Mentoria Estratégica do Negócio auxilia a sua empresa a conseguir um olhar mais estratégico, desde o seu modelo de negócio, jornada de serviço, cliente ideal, posicionamento de mercado, entre muitas outras questões que farão a diferença para a sua organização alcançar a sua visão de futuro.

×