Enfrentando a crise com Propósito Ir para o conteúdo principal

Estamos enfrentando uma crise sem precedentes na história da humanidade. Apesar de muitos especialistas, inclusive nós do Instituto Mudita, incentivarem empreendedores e líderes a verem a crise como uma oportunidade, uma pesquisa da Datafolha mostra que 79% dos brasileiros acreditam que a crise irá impactar negativamente a economia.

Claro que a maioria das organizações estão olhando para os setores financeiros e comerciais com medo da queda nas vendas e os impactos no lucro da empresa, analisando reduções de custos e criando alternativas para seus produtos e serviços.

E neste processo de paralização, recuo e medo, um pilar fundamental para apoiar e solucionar a crise tem sido deixado de lado: o Propósito!

Os negócios com propósitos fortalecidos e bem aplicados tem resultados muito diferentes em períodos de crise, se adaptando com mais facilidade aos desafios, reagindo rapidamente e principalmente com o apoio de um time realmente engajado e pronto para ajudar.

Leia mais: Empreendedores na crise: o que estão passando e como contornar

Clientes conectados ao negócio

Claro que todas as empresas sentirão o impacto da crise, mas negócios que possuem um Propósito bem estabelecido criam verdadeiros fãs da marca, que irão permanecer ao lado da organização mesmo com receios em relação a economia atual e futura.

Esses clientes não consomem apenas produtos e serviços, mas escolhem onde investir de acordo com suas crenças e valores. Este alinhamento aumenta a sensação de valor agregado, efetivando compras que superam apenas a troca comercial, tornando-se uma forma de reforçar e apoiar o que o cliente acredita ser certo.

Mesmo com a crise, esses clientes tendem a não retrair seus investimentos, pois percebem a compra como algo essencial e necessário.

Saiba mais: Crie fãs da sua marca entendendo o seu cliente ideal

Equipes engajadas e autônomas

Com as novas necessidades apresentadas pelo mercado diante da pandemia como colaboradores em home office, lojas físicas fechadas, produtos completamente focados no digital, etc, manter suas equipes engajadas é um grande desafio.

Com colaboradores unidos pelo Propósito da organização, esse problema é extremamente reduzido, porque eles estão unidos por algo maior do que apenas o retorno financeiro do seu trabalho. Acreditam verdadeiramente na empresa e querem crescer ao seu lado. Em empresas com Propósito fortalecido, nos períodos de crise, os colaboradores tendem a se esforçar com mais afinco para que a empresa consiga superar esse período e sair ainda mais forte.

O Propósito também auxilia na autonomia das equipes. Com colaboradores mais alinhados às crenças da organização, eles conseguem tomar decisões em seu dia a dia e organizar melhor o seu próprio trabalho, retirando das lideranças o esforço de micro gerenciamento e deixando mais tempo para decisões estratégicas com olhar e foco no futuro do negócio.

Leia mais: Benefícios de gerar autonomia para os colaboradores

Maior poder de inovação

Incentivar a inovação dentro da empresa é essencial para conseguir superar a crise, ela permite maior agilidade de resposta frente às necessidades apresentadas pelo mercado e mais assertividade nas soluções propostas pelo negócio para resolver a dor dos seus consumidores.

O Propósito aumenta o poder de inovação dos negócios através da união dos colaboradores, lideranças e empreendedores, com abertura para todos colaborarem com novas ideias e soluções para resolverem os problemas que se apresentam, sejam internos como processos e comunicação, ou externos com produtos e serviços que atinjam e resolvam a dor do seu cliente. Ele também aumenta o conhecimento da persona alvo da organização, deixando as soluções mais assertivas, exigindo menos testes e melhorando a qualidade da entrega final.

Leia mais: Inovação não pode ser apenas um discurso

Visão de futuro clara para todos

Negócios com Propósito bem definido sabem exatamente de onde vieram, onde estão e onde querem chegar. Essa clareza é extremamente importante para manter o engajamento de todos dentro da organização e guiar decisões.

Olhar para o futuro do negócio é um desafio para qualquer empreendedor e líder, mas com a visão de futuro clara fica extremamente mais simples saber qual caminho deve ser seguido para atingir o que é esperado do negócio.

Leia mais: O que é cultura organizacional e qual o impacto no seu negócio?


Empreendedor e líder, como o seu negócio está usando o seu Propósito para superar essa crise?

O Instituto Mudita pode ajudar você a ter mais clareza do Propósito do seu negócio e como aplicá-lo corretamente, crescendo a sua empresa mesmo em períodos de crise. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo whatsapp (11) 97687-4331 e converse com a Luana Pace, nossa fundadora, sobre como o Instituto Mudita pode apoiar você e o seu negócio a alcançar seus objetivos futuros.

×