Que tipo de empreendedor é você e como impacta no seu negócio Ir para o conteúdo principal

Você sabe que tipo de empreendedor você é? Conhece a fundo o seu perfil como líder da organização?

Sim, esse conhecimento é extremamente importante. Entender o seu perfil significa buscar nas suas lideranças, sócios e equipes aqueles profissionais que irão somar aos seus talentos e experiências, ao invés de encontrar outras pessoas que são iguais a você, aumentando conflitos e diminuindo o seu poder de inovação.

Esse é um problema muito comum nas empresas, onde o empreendedor se encontra com tarefas e responsabilidades que não se adaptam ao seu perfil, impactando na sua produtividade e qualidade das entregas, ou entre sócios que sofrem com conflitos constantes por possuírem perfis semelhantes e competirem constantemente pela mesma posição dentro do negócio.

O autoconhecimento é necessário para identificar o seu perfil de empreendedor. Conhecer a fundo seus valores, talentos e limites impede que você se coloque em posições ou situações que ataquem quem você verdadeiramente é, gerando sofrimento, afastamento e solidão. Também aumenta sua empatia com o outro, facilitando a compreensão de outros perfis de profissionais e como eles podem somar ao seu.

Tipos de empreendedor

• Perfil Independente

Este empreendedor faz acontecer, mesmo que muitas vezes de uma maneira instintiva. Ele tem um extenso conhecimento do seu mercado e do seu produto, e tende a centralizar em si muitas tarefas, sentindo uma grande dificuldade de delegar e confiar nos seus colaboradores.

Sabe conversar com os clientes e negociar com fornecedores e parceiros. Entende que precisa fazer concessões em prol do futuro do negócio, conseguindo clientes mais alinhados à empresa e parceiros mais qualificados.

Como gerencia a empresa de forma mais instintiva do que por conhecimentos adquiridos de gestão, é interessante buscar apoio de colaboradores, líderes e sócios mais qualificados que possam ajudá-lo nesse sentido. Também deve desenvolver a habilidade de delegar tarefas, gerando mais confiança em seus liderados.

• Perfil inovador

Um verdadeiro sonhador, está constantemente buscando melhorias nos seus produtos e serviços e tem ideias disruptivas para o futuro do negócio. Possui uma mente inquieta, criativa e questionadora, sempre buscando por mais conhecimento para aproveitar oportunidades e inovar.

Geralmente possuem menos experiência prática de gestão de negócios ou até mesmo do mercado onde atua, mas sente muita dificuldade em mensurar os riscos de suas ideias por conta da impulsividade, que o leva a colocar em prática ideias antes de estarem plenamente formuladas.

Se beneficiam em ter colaboradores e sócios mais moderados, que o ajudam a controlar seus impulsos. Perfis analíticos também são ótimos para trabalhar ao lado do inovador, pois irão procurar basear as ideias disruptivas em dados e pesquisas, tornando-as mais claras e objetivas.

• Perfil provedor

Abrir um negócio sempre foi o sonho deste empreendedor por acreditar que assim conseguirá mais independência e retorno financeiro. Tende a pesquisar e analisar mais os riscos antes de tomar decisões e estão constantemente buscando se qualificar formalmente em áreas como gestão de pessoas e negócios.

Possui plena consciência das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores e por isso está sempre desenvolvendo suas habilidades empreendedoras. Sente mais dificuldade em tomar decisões por não possuir autoconfiança, sendo cauteloso demais e avesso à mudança.

Seu perfil pode ser balanceado por líderes e sócios mais impulsivos e inovadores, que tragam ideias e busquem mudanças significativas. Também é importante trabalhar sua autoestima, aumentando sua confiança no momento de tomar decisões para o futuro do negócio.

• Perfil visionário

Extremamente organizado, com foco em resultados e muito autoconfiante, o perfil visionário busca conhecimento para tomar decisões e olha para o futuro do negócio com pragmatismo e de forma realista.

Tem um talento nato para os negócios. Tende a trabalhar mais do que o necessário, deixando seu bem estar e vida social em segundo lugar. Abraça oportunidades e aceita bem mudanças, desde que baseados em fatos e dados.

Para este perfil, o ideal é somar pessoas inovadoras que tragam ideias para que o visionário possa validar e seguir em frente. Por ser muito focado em números e resultados, este perfil se beneficia em ter líderes e sócios mais voltados para o lado social da organização. Também devem ficar atentos para não sofrer com isolamento, solidão e burnout.

• Perfil social

Este empreendedor é engajado com questões sociais, buscando por soluções e mudanças que apoiem a construção de um mundo melhor para todos ao seu redor. Coloca o lucro em segundo lugar, mas não deixa de se preocupar em ter uma empresa bem sucedida e rentável.

São sonhadores e otimistas, mas possuem pontos bem delimitados e consciência do que é essencial para si, podendo muitas vezes perder o foco no crescimento do negócio. Tomam decisões baseados em seus valores e por isso deixam de mensurar riscos ou medir o impacto que isso gera. São mais altruístas, com dificuldade em lidar com conflitos, e tendem a acumular funções e tarefas por sentir receio em sobrecarregar outros ou medo de delegar e ser percebido como autoritário.

Sentem grande necessidade em ter líderes e sócios mais diretos e adaptáveis, que contraponham seus argumentos de maneira mais pragmática, fazendo-o ver riscos e oportunidades com mais facilidade. Devem desenvolver sua habilidade de delegar e ampliar sua visão de mundo.

• Perfil carismático

Bons companheiros, com talento para nutrir relacionamentos interpessoais, os empreendedores carismáticos são líderes natos, com grande facilidade em influenciar pessoas e engajar equipes.

Consegue apresentar sua proposta de valor com muita clareza, mas sente dificuldade com tarefas diárias. São impulsivos, com faro aguçado para possíveis oportunidades de crescimento. Tendem a correr mais riscos, mas conseguem quase que instintivamente avaliar as chances de sucesso e seguir caminhos com mais autoconfiança.

Se beneficiam de perfis mais analíticos ao seu redor, que o alimentem com informações constantemente, além de líderes e sócios mais operacionais e qualificados em relação à gestão do negócio, deixando-os mais livres para serem exemplos da cultura organizacional, incentivando a boa convivência entre todos.

Como identificar o seu perfil de empreendedor?

Com este texto você pode ter uma base e conseguir se identificar mais com um ou outro perfil, mas apenas o autoconhecimento pode trazer uma conexão verdadeira com a sua forma de empreender, liderar e gerir o seu negócio.

Com a Mentoria de Mapa de Perfil Comportamental o Instituto Mudita apoia você a maximizar o seu potencial individual através do autoconhecimento, gerando maiores resultados para a sua performance e para o seu negócio.

Durante este processo é possível reconhecer o seu perfil comportamental, o seu estilo de liderança, a sua forma de tomar decisões, os seus talentos, suas competências, quais são os seus mecanismos de defesa que o impede de entregar todo o seu potencial e também aprender um pouco mais sobre os diferentes estilos de pessoas e sua forma de atuação.

O mapa também traz a consciência da importância de formar times de trabalho que se complementam e se potencializam, inclusive é possível realizá-lo para toda equipe gerando maiores resultados para a organização.

Quer saber mais sobre nossas soluções para você e o seu negócio? Acesse a nossa casa digital ou entre em contato com a Luana Pace, nossa fundadora, pelo whatsapp (11) 97687-4331.

Fonte: Sebrae | Rock Content

×