E agora, como estar próximo do cliente com o mundo digital? Ir para o conteúdo principal

Muitos empreendedores estão sofrendo com a pandemia por conta da mudança das vendas diretas e físicas para o digital. Quando falamos de produtos, é simples o pensamento de passar a vender em um e-commerce, seja criando uma loja em marketplace ou fazendo seu próprio site, mas para serviços as vendas são mais complexas, demoradas e precisam de convencimento do consumidor. Então como se comunicar com esse cliente pelo universo online? É necessário investimento em marketing digital!

Marketing Digital

Apesar do marketing digital ser um conceito que existe desde a popularização da internet, há apenas alguns anos as empresas passaram a focar esforços e investimento neste formato de comunicação com o cliente.

Marketing digital é um conjunto de estratégias focadas no ambiente online para atingir o seu consumidor, aprofundar o relacionamento com o cliente, aumentar o reconhecimento da marca no mercado e gerar valor.

Para ser colocado em prática é necessário que a empresa tenha pleno conhecimento dos seus diferenciais e de quem é o seu cliente, seus interesses, gostos, valores, e quais plataformas online usa com regularidade.

Criação de Conteúdo

A criação de conteúdo é um dos maiores pilares do marketing digital, especialmente para serviços. Aqui é o momento em que você gera uma conexão emocional com o seu cliente, apresenta os seus conhecimentos na sua área e gera autoridade no mercado, se sobressaindo dos seus concorrentes.

O foco na criação de conteúdo não deve ser diretamente as vendas, mas entregar ao usuário (cliente)  uma informação relevante que ele irá usar. Muitos empreendedores sentem receio de entregar informação demais, facilitando que o cliente resolva sua necessidade sozinho e não contrate seus serviços, mas isso não é verdade. Por mais que você entregue conteúdos relevantes que realmente ajudem o seu consumidor, ele ainda terá que pesquisar e aprender muito para chegar ao seu nível de expertise. Ele irá tentar resolver sozinho e acabará valorizando ainda mais o seu serviço por perceber a sua importância e dificuldade.

A estratégia de criação de conteúdo pode levar meses para trazer resultado efetivo e precisa ser um esforço constante. Para acelerar o processo é possível utilizar anúncios (que explicaremos mais em seguida), mas ainda assim deve ser uma estratégia pensada a longo prazo. Para serviços é ainda mais importante a criação de conteúdos, pois auxiliam no processo de convencimento do consumidor e aumentam a confiança que a marca gera em um primeiro impacto.

Os formatos de conteúdo são diversos, desde vídeos, lives, webinars, até imagens e textos, e existe uma infinidade de plataformas onde você pode entregar estas informações ao usuário. Vamos conhecer as principais atualmente:

• Redes sociais: as redes sociais são perfeitamente adaptadas para entrega de conteúdo aos usuários e incentivam a interação, gerando dados que podem ser mensurados e analisados.

No Brasil, as pessoas passam em média 3h45min nas redes sociais por dia, tempo em que muitas empresas disputam a atenção do usuário. Por isso, faça uma pesquisa extensa de quais redes sociais seus clientes mais usam, o que consomem de conteúdo enquanto navegam pelas plataformas, e entenda em qual plataforma o seu cliente estará mais disposto a interagir com o seu conteúdo. O Facebook, a maior rede social do mundo, e o Instagram, que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, são plataformas onde os usuários desejam se divertir e se informar, deverão ser incluídos na sua estratégia. O LinkedIn é uma rede social voltada para o mercado de trabalho, focada para networking e interações especializadas, perfeito para empresas de B2B ou que atinjam profissionais.

• Blog: o blog é uma ferramenta extremamente importante no arsenal de estratégias do marketing digital. Incluído dentro do seu site, ele agrega conteúdo diretamente à sua marca. Enquanto redes sociais são “terrenos alugados” na internet, o seu site pertence à sua empresa e todo conteúdo postado ali é de sua escolha e curadoria.

Nesta plataforma você deve desenvolver conteúdos mais extensos e aprofundados, que resolvem de maneira ampla uma necessidade do seu consumidor. Pode incluir áudios, vídeos e imagens, mas exige a criação de textos mais extensos e explicativos.

O blog auxilia com o ranqueamento do seu site nos sistemas de busca online como o Google, deixando mais fácil que o seu consumidor encontre você nas mais de 3 bilhões de buscas feitas diariamente nos buscadores.

• Canais de relacionamento: e-mail marketing, grupo no Telegram, lista de transmissão no Whatsapp, chatbots do Messenger. Estes são apenas algumas das formas de relacionamento com o seu consumidor que você pode aplicar.

Nestas plataformas você poderá enviar os seus conteúdos para seus clientes, mantendo-os sempre conectados à sua marca, tornando-se top of mind deste público. E para participar destes grupos, é necessário que o usuário entregue informações pessoais como e-mail e telefone, o que significa estar um passo mais perto da venda.

Anúncios

Os anúncios são uma forma mais direta de alcançar o seu consumidor. Incluir um conteúdo ou propaganda do seu serviço enquanto o cliente em potencial utiliza alguma plataforma pode parecer semelhante ao que é feito no marketing tradicional, mas aqui você encontra pessoas que estarão interessadas no seu produto ou serviço, sem desperdiçar dinheiro em quem não se encaixa no seu público, limitando quem é atingido pela publicidade por interesses, localização, padrões de uso da plataforma e até dados demográficos.

Enquanto a criação de conteúdo é uma forma a longo prazo de atingir o seu consumidor, os anúncios possuem resultados mais rápidos e podem focar diretamente em vendas, mas exigem maior investimento financeiro.

Temos alguns métodos para fazer anúncios online:

• Google Ads: quando um cano quebra na sua casa e você precisa de um encanador, onde você irá buscar por um? No Google. Apesar deste exemplo ser bem simples, os anúncios na rede de pesquisa do Google são extremamente efetivos para produtos e serviços em geral. Aqui a ideia é atingir diretamente quem já possui a necessidade do que você está oferecendo, ou seja, muito mais propenso a contratar a sua empresa.

• Anúncios de reconhecimento de marca: para este método você pode usar a plataforma mais adequada para a sua estratégia, aquela em que o seu consumidor está presente e aberto ao que você está ofertando. Seja no Facebook, no Instagram, no Youtube ou em banners incluídos em sites específicos, a intenção aqui é gerar uma necessidade ou questionamento no seu consumidor, mostrando que ele precisa do seu serviço e porque ele deve contratar a sua empresa.

• Remarketing: se o usuário acessou o seu site ou interagiu com algum conteúdo seu, ele estará mais propenso a realizar uma compra ou contratar o seu serviço. Com os anúncios, você pode impactar novamente este visitante, trazendo novas informações sobre o seu serviço e empresa, ou até entregar promoções e condições especiais.

Atendimento online

Atualmente o atendimento da maioria das empresas passou a ser realizado por meios digitais por facilitar a conversa e ainda deixar gravadas informações importantes, mas quando você passa a oferecer seus serviços na internet é natural que as pessoas desejem um modo simples de entrar em contato. E lembre-se: pouquíssimas pessoas atualmente entram em contato por e-mail ou telefone, portanto ofereça um canal de comunicação no seu site e suas redes sociais.

O Whatsapp Business é uma ótima opção para isso. Separado do seu telefone pessoal, com o Whatsapp Business você consegue se organizar melhor e oferecer mais segurança para quem entra em contato, pois o perfil é comercial e com as informações da sua empresa, como horário de atendimento, logotipo, apresentação, site e e-mail.

Se o volume de atendimentos for muito grande, você pode considerar a contratação de chatbots que realizem a interação por você, ou pelo menos parte dela.

Lembre-se de entender como o seu cliente se comunica para usar a mesma linguagem! Esteja sempre atento ao português correto, seja coerente e conciso, não use caixa alta em todo o texto (isso passa a impressão de que você está gritando), use emojis para facilitar a compreensão do seu tom de voz, mas mantendo o profissionalismo sempre. Muitos profissionais que realizam o atendimento gostam de enviar áudios durante suas interações, mas nós recomendamos começar o atendimento com apenas mensagens de texto, e tentar perceber as preferências de cada cliente. Alguns gostam de receber áudios e podem até se sentir mais próximos do atendente, enquanto outros podem ficar extremamente incomodados por receber mensagens de áudio.


Está se sentindo mais preparado para vender seus serviços pelos meios digitais?

O próximo passo é transformar a sua empresa para ser mais digital, atual e inovadora! E o Instituto Mudita pode te ajudar neste processo.

As nossas mentorias e consultorias são focados para que você desenvolva seu olhar estratégico sobre o negócio, entregando mais valor para o cliente enquanto engaja seus colaboradores, aumenta sua produtividade, reduz a burocracia com processos bem desenhados e desenvolve talentos e líderes dentro do seu negócio.

Conheça mais sobre o Instituto Mudita e como ele apoia você e seu negócio visitando a nossa casa digital ou conversando com a Luana Pace, nossa fundadora, pelo whatsapp (11) 97687-4331.

×