Construindo lideranças empreendedoras Ir para o conteúdo principal

Lideranças são um pilar fundamental para o funcionamento do negócio. Sua importância cresce conforme compreendemos melhor o seu papel de motivador focado em resultados, que eleva a sua equipe ao seu potencial máximo. E novos conceitos surgem para definir os diferentes perfis de liderança e como eles se aplicam ao negócio e as necessidades de cada equipe.

A Liderança Empreendedora é um desses perfis. Mais do que apenas um gerente, estes líderes buscam engajar através de ações concretas, dando exemplo para seus liderados dos valores e Propósito da empresa.

Desenvolvendo lideranças empreendedoras dentro do seu negócio

Para as empresas, é extremamente importante incentivar o desenvolvimento de lideranças empreendedoras dentro de suas equipes, pois elas estarão ainda mais alinhadas à cultura organizacional do negócio, sendo um verdadeiro guardião e propagador do seu Propósito.

Desenvolver essas lideranças exige que a empresa adote medidas voltadas para isso, incentivando a inovação, abrindo espaço para que seus colaboradores e líderes sintam-se parte integrante do negócio e percebendo como suas atitudes e ações trazem resultados contínuos.

Entenda mais sobre o que a sua empresa pode fazer para incentivar o desenvolvimento de lideranças empreendedoras:

• Fortaleça sua cultura organizacional

Não adianta você desenvolver suas lideranças se a cultura organizacional não está fortalecida e propicia para fomentar um ambiente que favoreça a construção de liderança empreendedoras. Todo o investimento, sem antes olhar para a cultura, poderá ser em vão.

Por isso, construa uma cultura organizacional alinhada com os seus objetivos antes de tomar qualquer outra medida. Assim, todas as ações futuras serão mais simples de serem aplicadas, mudanças sofrerão menos resistências e você conseguirá seguir em direção à sua visão de futuro com o apoio de uma liderança mais protagonista e consciente.

• Visão sistêmica e integração entre departamentos

Lideranças que enxergam apenas uma parte do negócio não conseguem pensar ações estratégicas para o futuro da empresa. Por isso, incentive que seus líderes participem, interajam e entendam sobre todo o ecossistema da organização, aprofundando seu entendimento sobre o produto ou serviço entregue, seu cliente ideal, os passos tomados para entregas de qualidade, etc.

Lembre-se: para pensar estrategicamente, é necessário que o líder faça parte da estratégia. Deixe-os sempre conscientes de tudo o que está sendo feito no negócio para que as suas soluções estejam alinhadas com todas as etapas e áreas da empresa e ofereça espaços para ele poder contribuir, sugerir e modificar as ações táticas e operacionais para alcançar os objetivos estabelecidos.

• Atrair talentos que tenham perfis empreendedores

A busca por mais inovação, por soluções que resolvam de maneira mais simples e eficaz as necessidades do seu cliente, processos menos burocráticos, equipes mais autônomas e lideranças mais estratégicas dependem da seleção correta dos perfis comportamentais no momento da contratação de novos talentos.

Profissionais que estão constantemente se atualizando, seguindo as tendências do mercado e se adaptando em relação ao que é exigido dele, com objetivos alinhados aos da empresa e que focam em entregar resultados verdadeiros, possuem um grande potencial de tornarem-se lideranças empreendedoras.

• Participação financeira em relação aos resultados do negócio

Não adianta desenvolver bem todos os itens anteriores se os seus colaboradores e lideranças não estão sendo bem remunerados pelo seu esforço dentro da organização. Para a construção de lideranças mais empreendedoras é fundamental que eles se sintam parte também dos resultados que eles geram para o negócio. Desta forma estude alternativas que possibilitem oferecer estes mecanismos de retribuição. A participação nos resultados do negócio incentiva a busca por mais ações e soluções que melhorem todos os sistemas internos e externos, desde atendimento, até entregas, processos, etc.

• Cultura do erro

Muitos empreendedores e líderes se chocam ao pensar que devem aceitar e saber lidar melhor com os erros em suas equipes, mas isso é extremamente importante para aumentar o poder de inovação do negócio. É importante lembrar que a Cultura do Erro não significa que erros do dia a dia devam ser relevados e incentivados. Os erros que são importantes para o crescimento do negócio são aqueles que buscam melhorias e aplicação de ideias e soluções.

Para isso, os colaboradores e lideranças precisam estar em um ambiente seguro, onde sintam liberdade para tentar e errar. Feedbacks constantes, comunicação não-violenta e aproximação entre os líderes e seus liderados é essencial para que esse tipo de ambiente seja criado.

• Verba para melhorias

Esta verba está alinhada ao tópico anterior. Para que surjam oportunidades de tentativa e erro, é necessário que a empresa tenha uma verba destinada especificamente para este tipo de iniciativa.

Basicamente, o seu líder não conseguirá colocar em prática as soluções geradas por um ambiente mais inovador sem dinheiro e abertura para isso.

• Investindo em pessoas

Ter um espaço de capacitação e desenvolvimento da sua equipe é investir no futuro do seu negócio. Para desenvolver lideranças empreendedoras na sua empresa é preciso capacitar seus talentos, identificando o seu potencial e dando abertura para o seu desenvolvimento.

Seja por meio da criação de uma verba exclusiva para capacitação de pessoas ou criando um espaço dentro da sua organização com cursos e palestras, é extremamente importante que este talento perceba o investimento da empresa no seu futuro, aprimorando sua conexão com a organização e aumentando as chances de retenção deste talento por um longo período.

Investir nas pessoas que formam o seu negócio também é uma forma poderosa de demonstrar como a empresa valoriza seus colaboradores e líderes, fortalecendo a Cultura e o Propósito da organização.

Quer ajuda para desenvolver lideranças empreendedoras no seu negócio?

O Instituto Mudita está preparado para apoiar o seu negócio a desenvolver lideranças empreendedoras, fortalecendo sua Cultura Organizacional e aumentando a conexão entre os líderes com o Propósito da empresa.

Para conhecer mais sobre nossas jornadas, mentorias e consultorias, acesse a nossa casa digital ou entre em contato com a Luana Pace, nossa fundadora, através do whatsapp (11) 97687 4331.

×