Negócio unicórnio e o que podemos aprender com eles? Ir para o conteúdo principal

O que as grandes empresas inovadoras têm em comum? Além de trazerem soluções “mágicas” para o mercado, elas também entraram para o hall das startups unicórnios!

O que é uma startup unicórnio?

O termo foi criado em 2013 pela investidora-anjo Aileen Lee em seu artigo Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups (“Bem-vindo ao clube dos unicórnios: aprendendo com as startups de um bilhão de dólares”). Aileen usa o termo para brincar com a ideia lúdica do animal mítico. “Sabemos que não é perfeito – unicórnios aparentemente não existem (…). Mas gostamos desse termo porque ele alude a algo raro e mágico.”

São consideradas unicórnios as startups que alcançaram o valor estimado de 1 bilhão de dólares antes de se tornarem uma IPO (Initial Public Offering) e ter capital aberto na bolsa de valores.

Quando Aileen Lee escreveu seu artigo, apenas 39 empresas recebiam o título de unicórnio. Hoje o número é 11 vezes maior, contabilizando 442 empresas espalhadas pelo mundo. Variações do termo já foram criadas para incluir startups ainda mais valiosas, como por exemplo os decacórnios, avaliados em mais de 10 bilhões de dólares.

Entre as empresas unicórnios podemos encontrar grandes conhecidas como Uber, Airbnb e Nubank. Google e Facebook já fizeram parte da lista, mas abriram capital na bolsa de valores e não são mais consideradas startups.

Com a expansão do digital em nossas vidas, aumentou a facilidade de crescimento exponencial dessas empresas, que usam dos meios online para divulgação e como principal forma de entrega dos seus serviços.

Outra grande inovação no mercado que possibilitou o aumento das startups unicórnio foi a economia colaborativa, onde as empresas não precisam mais serem as reais produtoras do serviço ou produto, mas a plataforma de intermédio entre quem oferta e quem demanda. Pense no Facebook, por exemplo, que é atualmente a maior empresa de conteúdos digitais, mas que não precisa produzir nenhum conteúdo. Ou a Uber, maior empresa de transporte individual que não possui um carro em sua frota.

E mais empresas estão a caminho de se tornarem unicórnios! De acordo com o estudo Corrida dos Unicórnios 2020 feito pela Distrito, plataforma de inovação para startups, empresas e investidores, o Brasil tem grandes oportunidades para gerar novos unicórnios neste ano, e já temos uma lista das startups que podem entrar neste hall da fama, como Neoway, de big data; a Zenvia, de marketing digital; a RecargaPay, de pagamentos móveis; a Pipefy, de gestão para a produtividade; a Zoop, solução de pagamentos da Movile para outras fintechs; e a Weel, de antecipação de recebíveis.

Qual o segredo das startups unicórnios?

Todos os empreendedores gostariam de saber o segredo para se tornar uma startup unicórnio, mas não existe uma fórmula mágica para se transformar neste animal mitológico. Ainda assim, a Bunch.ai, start up de inteligência de liderança, destacou características que são compartilhadas por todas essas startups:

• Não abrem mão de seus princípios

Seguir valores e crenças claras durante o seu crescimento e não abrir mão de sua integridade em prol do lucro aumenta em 44% as chances de uma startup se tornar um unicórnio.

Para isso, é necessário ter seus Propósitos bem definidos, e encontrar talentos e lideranças que estejam alinhados com os valores da empresa.

Saiba mais sobre Propósito e Cultura Organizacional: O que é cultura organizacional e qual o impacto no seu negócio?

• Tentativa e erro

De acordo com a pesquisa, empresas que renunciam ao perfeccionismo e buscam mais agilidade para entregar o que o mercado está exigindo do negócio tem 89% mais chances de sucesso.

Diferente do que muitos acreditam, a busca pela perfeição excessiva pode colocar em risco o futuro do negócio. Isso não significa vender um produto ou serviço ruim e mal acabado, mas encontrar o MVP (mínimo produto viável) e seguir aprimorando-o de acordo com o feedback dos clientes e da experiência gerada.

Por isso muitas startups preferem aplicar metodologias ágeis no seu dia a dia, para aumentarem a eficiência e a busca pela inovação constante.

Saiba mais sobre inovação: Inovação não pode ser apenas um discurso

• Foco em resultados

Startups que focam em resultados possuem 15% mais chances de sucesso. Isso significa que suas lideranças e talentos precisam estar alinhadas e comprometidas para que todas as entregas sejam realizadas da melhor maneira possível, gerando valor real para os seus clientes, enquanto buscam constantemente pontos de melhoria.

Saiba mais sobre lideranças: Tendências de liderança que vieram para ficar

O que podemos aprender com as startups unicórnios?

Propósito e inovação: estes são os dois componentes básicos para o crescimento estrondoso de uma startup unicórnio.

O Propósito une a empresa em busca de um ideal, tornando-a mais eficiente e produtiva, além de humanizar seus colaboradores e gerar mais empatia com o seu cliente.

A rápida adaptação às necessidades do mercado e a capacidade de coletar feedbacks verdadeiros, gerando insights transformadores, é o que aumenta ainda mais o seu poder de inovação, fazendo com que as suas entregas gerem cada vez mais valor e a empresa se torne mais e mais relevante.

Aplicar esses passos no seu negócio não é simples, mas você não precisa ser uma startup para aprender com os unicórnios e trazer estes conhecimentos para a sua empresa. Descobrir a fundo o seu Propósito, motivar seus colaboradores, atrair talentos, construir lideranças humanas, fortes e focadas em resultados, incentivar a autonomia dos colaboradores e inovar sempre, buscando manter-se relevante no mercado. Tudo isso não é uma realidade apenas de unicórnios e startups, mas de diversas empresas no Brasil e no mundo que crescem apoiando-se em seus valores e princípios de maneira constante e sustentável.


Empreendedor, aprenda com as startups unicórnio e aumente seu poder de inovação!

O Instituto Mudita está aqui para apoiar a sua empresa a crescer e alcançar todo o seu potencial. Com a Mentoria de Propósito e Visão de Futuro do Negócio você aprofunda o seu olhar estratégico fazendo as conexões necessárias entre os objetivos do empreendedor e o da empresa, construindo uma Identidade forte e uma Visão de Futuro alinhados com esse posicionamento, buscando mais inovação e adaptação às constantes mudanças exigidas pelo mercado.

Saiba mais sobre esta mentoria acessando a nossa casa digital ou pelo whatsapp (11) 97687-4331.

×