Líder, potencialize sua atuação neste 2021! Ir para o conteúdo principal

O ano começou. Como tradição, nós procuramos a renovação, mudanças, e um ano melhor do que o anterior. Para líderes, este é um ótimo momento para rever atitudes e alcançar transformações significativas em suas equipes e negócios.

Para alcançar esta potência na sua atuação como líder, é necessário se aprofundar em si mesmo, se conhecendo e se fortalecendo. Entenda mais sobre como o autoconhecimento pode apoiar a sua jornada em busca de uma liderança mais eficiente, autêntica e humana!

Saiba mais: O que é autoconhecimento e como ele pode auxiliar no seu crescimento profissional

Aumento da Inteligência Emocional

Inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos.

Esta habilidade aprimora sua percepção sobre seus próprios sentimentos, trazendo para si o protagonismo de decidir como lidar com desafios e momentos conflituosos, e aumentando a empatia com o outro, facilitando a aproximação e melhorando relacionamentos interpessoais.

Como qualquer habilidade, a inteligência emocional deve ser aprimorada continuamente. Líderes que investem em treinar estas soft skills conseguem extrair a melhor performance de si e de seus liderados através do direcionamento positivo das emoções.

Saiba mais: Liderança consciente: a liderança certa para o cenário atual

Tomada de decisões mais assertivas

Tomar decisões é algo diário na vida de um líder, mas isso não significa que seja simples. Muitas lideranças sentem enorme dificuldade em fazer escolhas desafiadoras.

Com clareza de valores e alinhamento com o Propósito Maior da organização, a tomada de decisões fica muito mais fácil. O caminho a ser seguido fica nítido para líderes que passaram por jornadas de autoconhecimento por possuírem a certeza de quem são, quais suas crenças e como elas se conectam com as da empresa.

Busque conhecer ao máximo a cultura da empresa que você está inserido e quais pontos geram conexões com o que você acredita e seus valores para tomar decisões mais conscientes e assertivas.

Saiba mais: Dificuldade em tomar decisões?

Definição de metas e objetivos realistas

Para definir metas realistas que realmente maximizem a produtividade da sua equipe, é necessário que a liderança conheça suas próprias limitações e consiga ter empatia com as limitações do outro.

Esse é um processo extremamente delicado. Aceitar seus limites é algo difícil, especialmente para pessoas em posições de maior poder hierárquico, mas quando negamos o que é essencial para nós e extrapolamos nossos limites continuamente por pressões externas, perdemos o protagonismo de nossas vidas e nossa capacidade de sentir empatia por outros colaboradores.

Por isso essa etapa é essencial para conseguir definir metas e objetivos realistas, pois você conseguirá compreender com profundidade o que você e sua equipe são capazes de entregar e impor limites que deixem o dia a dia mais suave e as entregas com mais qualidade e assertividade.

Conheça sua equipe, seus limites, talentos e como eles se potencializam para desenhar metas mais realistas com o que é possível entregar alinhado com as expectativas da empresa.

Saiba mais: O papel das lideranças para a Cultura Organizacional

Flexibilidade para lidar com as mudanças

Mudanças são parte constante na vida de todo profissional, mas lideranças precisam analisá-las estrategicamente, entendendo que impacto aquilo tem na empresa e na equipe.

Por isso os líderes precisam ser flexíveis para se adaptar aos desafios e conseguir encontrar soluções. O autoconhecimento proporciona essa flexibilidade através da clareza de quem você é, onde você está e onde quer chegar. A sua visão de futuro é a bússola e o autoconhecimento o mapa que te deixa escolher o caminho mais simples e rápido para os seus objetivos.

Saiba mais: Jornada Empreendedora: aceitando e abraçando a mudança

Reconhecer seus recursos internos

O autoconhecimento traz a clareza sobre todos os seus talentos e competências, como você pode usá-los da melhor maneira, que talentos você precisa ter ao seu redor para complementar aos seus, que competências precisa desenvolver para alcançar sua visão de futuro e que potência sua você não está colocando em prática atualmente.

Com essas informações você consegue potencializar a sua atuação e da sua equipe, utilizando o melhor que cada um tem a oferecer ao conseguir relacionamentos mais aprofundados, aprimorando sua capacidade de gerar empatia, conhecendo melhor seus liderados e entendendo como potencializar a atuação de todos. O ideal é que todos os membros da equipe vivam processos de autoconhecimento, assim todos ficarão fortalecidos e com mais capacidade de se unir e maximizar a produtividade, melhorando as entregas.

Leia mais: Enfrentando a crise com Propósito


Líder, o autoconhecimento tem diversos benefícios para aprimorar ainda mais a sua atuação junto a sua equipe, engajando seus colaboradores, aumentando o poder de inovação do negócio e alcançando cada vez mais resultados.

A Mentoria de Propósito e Fortalecimento do Líder nasce para atender uma demanda do momento atual de incertezas e mudanças rápidas, com um alto grau de exigências sobre o líder para se adaptar, se reinventar e gerar resultados efetivos para a organização. Ao mesmo tempo uma necessidade grande do líder de ser respeitado, ouvido, de trabalhar conectado com o que acredita, podendo realmente contribuir com o seu entorno conectado com a sua essência.

O objetivo é desenvolver um processo de fortalecimento, através do autoconhecimento, conectando o líder com todos os seus recursos internos, alinhados com as competências demandas pelo mercado atual e futuro, para gerar mudanças que tragam resultados na prática.

Conheça mais sobre essa mentoria acessando a nossa casa digital ou pelo whatsapp (11) 97687-4331

×