Qual o impacto da Cultura Organizacional para o seu negócio? Ir para o conteúdo principal

 

De acordo com o estudioso de cultura organizacional Edgar Schein: “Cultura representa para grupos e organizações o mesmo que caráter para os indivíduos”.

A partir de sua fala Schein nos mostra como a cultura organizacional é extremamente importante para as empresas.

É ela que representa a visão, os princípios, os valores, as crenças, as políticas e os propósitos de um negócio, unindo líderes, gestores, colaboradores e sócios em um objetivo comum: fortalecimento do propósito organizacional que gera resultados financeiros.

Quando se fala em cultura organizacional é impossível não mencionar os benefícios que ela traz para o engajamento dos seus colaboradores e o alcance das metas na sua empresa.

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Duke com 5 mil executivos norte-americanos e europeus, 90% deles acredita que cultura organizacional é importante para alcançar objetivos e obter lucro.

Como a cultura organizacional influencia o desempenho da organização

O ambiente de trabalho influencia fortemente à produtividade de uma empresa, pois ele está diretamente relacionado ao bem-estar, engajamento e rendimento dos colaboradores.

É por isso que as empresas têm buscado cada vez mais a criação de uma cultura positiva de trabalho, que nada mais é do que a pratica de métodos que despertam boas emoções nos profissionais e que respeitam a saúde física e emocional deles.

Segundo uma pesquisa feita com colaboradores pela Trabalhando.com, para aqueles que estão atuando em empresas brasileiras, um ambiente profissional saudável é fundamental para sua motivação.

De acordo com o estudo da Trabalhando.com, para 52% dos entrevistados, um bom relacionamento com outros profissionais e líderes afeta positivamente seu comportamento dentro da empresa. Outros fatores mencionados pelos entrevistados foram oportunidades de promoção (22%), aumento de salário (14%) e status da empresa (5%).

As organziações que investem em construir um bom ambiente de trabalho possuem um clima saudável, lideranças multiplicadoras da cultura, profissionais que trabalham bem em equipe, que estão envolvidos em todos os processos, contribuem com novas ideias e admiram seus gestores.

Tanto empresas nacionais, quanto internacionais têm investido em culturas organizacionais focadas na construção desse bom ambiente de trabalho, de um propósito forte e de uma alta produtividade a fim de gerar lucros.

Portanto, uma das principais estratégias para gerar resultados positivos é uma cultura organizacional que integra a missão do negócio e uma cultura de trabalho positiva.

Proporcionar um bom ambiente de trabalho também possui impactos substanciais na retenção de funcionários.

Com a alta rotatividade de colaboradores presente hoje no mercado, os profissionais são retidos naquelas empresas que possuem um ambiente de trabalho positivo e que valorizam suas capacidades, habilidades e experiência.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Columbia, a rotativade de profissionais em uma organização que possui uma cultura organizacional forte é de apenas 13,9%, frente a 48,4% nas empresas que não investem em cultura organizacional.

Além disso, um ambiente de trabalho favorável encoraja os colaboradores a investirem no sucesso da empresa, fazendo-os se sentirem parte integrante e responsável por este sucesso.

Uma pesquisa feita com 700 participantes realizada pelo Departamento de Economia da Universidade de Warwick ainda revela que colaboradores mais felizes são 12% mais produtivos.

Um propósito forte e uma visão de futuro clara impulsionam os profissionais a atingir as metas estabelecidas pela empresa, além de compreenderem o seu papel na busca por esses objetivos.

Liderança que engaja e motiva

O líder possui o poder de impactar a cultura organizacional da empresa, por isso seu papel é extremamente importante para o contexto cultural e o alcance de resultados.

Além disso, o líder é um dos principais responsáveis pela criação de um ambiente de trabalho positivo, já que ele possui a habilidade de influenciar a forma como os colaboradores lidam com seu trabalho e o sentido que dão a ele e à organização como um todo.

É também papel da liderança reforçar os valores organizacionais e desenvolver sua equipe por meio do estabelecimento de metas, oportunidades de crescimento e reconhecimento.

Um levantamento da consultoria LRN demonstra que dois terços das empresas consideradas de “alta performance” são baseadas em propósito.

Assim, muitas empresas têm buscado líderes e gestores alinhados com seus propósitos e que contribuam para a construção de uma forte cultura organizacional por meio da criação de equipes de alto desempenho, execução de estratégias de negócio e engajamento de colaboradores a longo prazo.

A comunicação transparente entre gestores e colaboradores é fundamental para um bom relacionamento, daí a importância de se criar um ambiente de trabalho confiável, que permita que os profissionais tenham a liberdade de expressar suas ideias e sugerir mudanças.

A partir das informações compartilhadas pelos colaboradores, a empresa pode agir adequamente e evitar a perda de produtividade.

Por isso, é fundamental preparar os gestores de sua empresa para que eles inspirem confiança e respeito dentro de suas equipes.

Desta forma, investir em treinamentos que desenvolvam as habilidade de liderança é a chave para garantir o sucesso de seus líderes e de sua empresa.

Também é importante incentivar os gerentes, coordenadores e demais líderes a buscarem conhecimento na área de inteligência emocional e gestão de pessoas.

Assim, é possível ajudá-los a desenvolver uma série de comportamentos que contribuirão para a cultura organizacional da sua empresa, como empatia, criatividade, resiliência, autoconfiança, equilíbrio, capacidade de assumir riscos, etc.

Portanto, uma liderança adequada estabelece uma cultura organizacional que engaja e motiva todos os envolvidos no negócio, resultando em um aumento da produtividade e no alcance de metas.

Como o Instituto Mudita pode ajudar você e a sua organização a atingirem resultados por meio da cultura organizacional?

O Instituto Mudita possui diversos programas voltados para a cultura organizacional, dentre eles a Consultoria para Fortalecer a Cultura Organizacional, que irá te apoiar a unir todos os colaboradores em prol dos propósitos maiores do seu negócio para alcançar os resultados que você espera para a sua empresa.

Saiba mais acessando a nossa casa Digital ou agende uma conversa pelo WhatsApp 012 99649-2399 atendemos o Brasil todo.

 

×