Diversidade, Equidade e Inclusão podem impactar o seu negócio Ir para o conteúdo principal

 

Os temas Diversidade, Equidade e Inclusão (em inglês, Diversity, Equity and Inclusion – DE&I) têm sido constantemente abordados pelas organizações nos últimos anos.

Mas, o que é Diversidade, Equidade e Inclusão?

  • Diversidade: a presença de diferenças em determinados contextos, nesse caso, no mundo corporativo;

  • Equidade: refere-se à garantia de que programas e processos sejam imparciais, justos e que proporcionem as mesmas possibilidades para diferentes indivíduos, independente de sua cor, gênero, expressão de gênero, orientação sexual, idade, classe social, mobilidade, nacionalidade e religião;

  • Inclusão: prática que garante que as pessoas se sintam pertencentes a um dado ambiente.

Partindo do princípio de que todas as pessoas, independente de sua condição pessoal ou profissional, possuem as mesmas oportunidades, a Diversidade, Equidade e Inclusão são chaves para um ambiente de trabalho colaborativo e acolhedor.

Além disso, diversos fatores sociais, políticos e econômicos têm influenciado as empresas a abordar o tema de DE&I e implementá-lo.

O primeiro fator são os movimentos sociais que vêm tomando forma e força nos últimos anos, como por exemplo o Black Lives Matter nos Estados Unidos, que chama atenção da sociedade para a profunda desigualdade racial que existe no país.

Já o segundo, refere-se a importância de recursos que uma empresa destina ao ESG – Environmental, Social and Corporate Governance, em português, governança ambiental, social e corporativa –, avaliação que mede a consciência coletiva de uma organização em relação aos fatores anteriormente mencionados e que tem cada vez mais impactado a marca das empresas no mercado. Organizações que possuem uma alta pontuação têm mostrado melhores resultados financeiros e têm atraído mais consumidores.

Empresas que têm focado no DE&I também vêm mostrando resultados financeiros positivos. De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey, que desde 2014 analisa o impacto da diversidade em mais de mil empresas em 15 países, revela: as organizações mais diversas têm uma maior probabilidade de atingir alta lucratividade quando comparadas aos seus competidores menos diversos.

E não é só isso. A análise também verificou que no ano de 2019 empresas com maior diversidade de gênero nas equipes executivas tinham 25% mais chances de ter uma lucratividade acima da média. No caso da diversidade étnica, empresas com maior diversidade étnica e cultural apresentaram melhores resultados e 36% mais chances de lucros no mesmo ano.

A diversidade também atrai melhores talentos. Segundo a Delloite Millennial Survey de 2018, que entrevistou mais de 10 mil millennials em 36 países e mais de mil pessoas da Geração Z de países como Austrália, Canadá, China, Índia, Estados Unidos e Reino Unido, ambas as gerações acreditam que as empresas devem:

  • Causar um impacto positivo na sociedade e no meio-ambiente;

  • Enfatizar a inclusão e diversidade no local de trabalho;

  • Criar novas ideias, bem como produtos e serviços inovadores;

  • Criar empregos e investir no desenvolvimento da carreira dos seus funcionários, melhorando a vida das pessoas.

A Delloite Millennial Survey também revelou que 69% dos profissionais mais jovens que trabalham para empresas com equipes mais diversas veem o local de trabalho como um ambiente mais motivador e estimulante, frente a 43% dos que trabalham para empresas com equipes menos diversas.

Portanto, investir em ESG e possuir uma abordagem DE&I em todos os níveis de uma organização é importante para impactar positivamente a sociedade com produtos e serviços adequados, bem como aumentar a diversidade, proporcionando uma ambiente de trabalho diverso e permitindo que todos possam ter as mesmas possibilidades.

Como adotar um compromisso com a Diversidade, Equidade e Igualdade na sua organização

Nunca houve um momento mais propício e relevante do que este para se comprometer e fortalecer a Diversidade, Equidade e Inclusão dentro de uma organização.

A seguir, você confere algumas medidas que podem ser adotadas para garantir esse compromisso com a sociedade e com seus profissionais. Veja:

Avalie se a cultura da empresa é compatível com a experiência do profissional

A diversidade é um conceito que caracteriza diferenças e semelhanças a respeito de valores, crenças, experiências, origens e comportamentos individuais e organizacionais.

É por isso que o DE&I deve ser incorporado à cultura organizacional da empresa. Com uma missão, visão e valores mais diversos, equitativos e igualitários será mais fácil comprometer-se com ações que levarão a um ambiente de trabalho mais inclusivo.

Daí a importância de realizar pesquisas sobre a experiência dos funcionários em diferentes grupos para entender as suas perspectivas. Reúna dados anônimos como gênero, expressão de gênero, cor, idade, orientação sexual, nacionalidade e religião, para identificar as áreas mais problemáticas da sua empresa.

Realizar pesquisas de engajamento também pode ser uma maneira de entender como os profissionais estão envolvidos e de proporcionar a eles um canal de feedback, onde suas vozes sejam ouvidas independente de quem seja seu gestor. Assim, é possível garantir um diálogo aberto entre os profissionais, importante para promover o respeito às diferenças e um ambiente mais colaborativo e acolhedor.

E como parte da missão da empresa, de construir um ambiente mais diverso, é necessário que os colaboradores que já estão incluídos na cultura da organização tenham o conhecimento sobre o que é o DE&I e a consciência da importância de abraçar a diversidade e se livrar de padrões discriminatórios no ambiente de trabalho.

Para isso, treinamentos e eventos periódicos com profissionais que já implementaram o DE&I nas suas organizações devem ser realizados. Assim como a revisão e o desenvolvimento de políticas de procedimentos internos que irão promover o DE&I no dia a dia da corporação.

Proporcione um local de trabalho inclusivo

Proporcionar um local de trabalho inclusivo é outro importante passo para plantar a semente da inclusão na cultura da sua empresa. O que inclui, mas não se limita a:

  • Um espaço e banheiros compatíveis com pessoas que possuam mobilidade reduzida;

  • Banheiros para todos os sexos;

  • Um ambiente de trabalho que incentive o sentimento de pertencimento.

Crie também salas onde os funcionários possam ter um momento de tranquilidade, bem como ambientes em que seja possível trabalhar em equipe ou individualmente.

Tenha práticas de recrutamento inclusivas

Para ter um pessoal mais diverso, comece por reduzir as funções discriminatórias durante os processos seletivos. Reavalie se a descrição das vagas da sua empresa possuem identificação de gênero, ou fatores limitantes como estágio não remunerado na área, entre outros.

Antes de analisar currículos, prefira estabelecer primeiro perfis comportamentais e qualificações para a função em questão. Além disso, durante as entrevistas componha um painel de entrevistadores com perfis diversos. Assim, os candidatos terão um sentimento de acolhimento e pertencimento já no primeiro contato com a empresa.

Verifique também como a diversidade está sendo abordada em cada área da empresa. Existem áreas em que mulheres estão sendo subrepresentadas, por exemplo? Se sim, há uma possibilidade de que a liderança que está fazendo o processo seletivo daquela determinada área esteja utilizando de práticas discriminatórias, muitas vezes inconscientemente, durante a seleção de novos talentos. Rever as práticas de lideranças específicas pode ajudar na hora de construir equipes mais diversas.

Se você deseja fortalecer a sua Cultura Organizacional e garantir que ela se adapte a novos contextos, agende uma reunião com o Instituto Mudita e conheça um pouco mais nossa  Consultoria para Fortalecer a Cultura Organizacional, este processo irá te ajudar na construção, revitalização e disseminação de uma cultura organizacional mais alinhada e favorável à inclusão social.

Acesse a nossa casa Digital no menu “Consultorias” ou agende uma reunião pelo WhatsApp 011 97687-4331.

 

×