1 - Na sua empresa existe uma definição clara dos principais elementos da cultura organizacional (propósito, missão, valores, visão de futuro e comportamentos desejados).
2 - O propósito, a missão, a visão e os valores estão alinhados e atualizados com as necessidades do negócio e os objetivos da empresa.
3 - O planejamento estratégico anual da empresa respeita e está condizente com a cultura da organização.
4 - Os fundadores, sócios ou diretores estão alinhados entre si e são exemplos de comportamentos que constam na Identidade Cultural da empresa.
5 - A empresa trabalha a sua marca empregadora alinhada à cultura para crescer, de forma positiva, sua imagem no mercado, atrair talentos e aumentar o engajamento dos colaboradores.
6 - Todos os colaboradores têm clareza dos principais objetivos da empresa e da sua Identidade Cultural (propósito, missão, valores etc).
7 - A Identidade Cultural da empresa é disseminada e acontece no dia a dia da organização, ou seja, as pessoas, na sua grande maioria, agem alinhadas à cultura.
8 - Os colaboradores conhecem a estratégia e as metas da sua área e do negócio como um todo, e trabalham para alcançá-las.
9 - Os diferentes departamentos interagem bem entre si, trabalhando de forma interdependente, apoiando uns aos outros para entregar os objetivos da organização, conscientes de que suas ações impactam o todo.
10 - O ambiente da empresa é de boa convivência entre todos, boas relações de trabalho, respeito, integração, união, profissionalismo e reflete a cultura da empresa.
11 - O ambiente da empresa desenvolve um senso de propósito e pertencimento nos colaboradores, aumentando o engajamento e a conexão emocional com o negócio.
12 - O ambiente da empresa, em geral, estimula a descentralização na tomada de decisão, a autonomia, a autogestão, a inovação e o protagonismo do colaborador.
13 - Os treinamentos realizados pela empresa são constantes e comportam não apenas módulos de produtos, serviços e sistemas, como também de outras competências técnicas e comportamentais, e imersão na cultura.
14 - O clima organizacional da empresa favorece a segurança psicológica dos colaboradores, portanto, as pessoas se sentem confortáveis para manifestarem suas opiniões, compartilharem experiências e ideias.
15 - As lideranças são exemplos dos comportamentos alinhados à cultura e tomam decisões seguindo a Identidade Cultural.
16 - As lideranças são multiplicadoras e disseminadoras da cultura para a sua equipe e para os pares de trabalho.
17 - As lideranças entendem que um dos seus principais papéis é desenvolver pessoas e, por isso, dedicam parte do seu tempo em: reuniões um a um, conhecer melhor o colaborador, seus talentos e necessidades, dar feedbacks, desenvolver seus potenciais e formar boas equipes de trabalho.
18 - As lideranças assumem as responsabilidades da função, tomam decisões, fortalecem a união e integração entre as áreas, estimulam autonomia e autogestão das equipes e, por isso, conseguem se dedicar também no estratégico do negócio.
19 - Os líderes proporcionam engajamento, crescimento e satisfação de suas equipes.
20 - A empresa possui a Jornada do Colaborador (Employee Experience) mapeada e desenhada de ponta a ponta desde o momento de atrair o colaborador para a vaga de emprego até a demissão.
21 - Os líderes conhecem e colocam em prática as suas responsabilidades de ponta a ponta da Jornada do Colaborador para garantir o engajamento da equipe e o alinhamento cultural.
22 - A cultura faz parte de todas as etapas da Jornada do Colaborador: atração de talentos, recrutamento e seleção, integração de novos colaboradores, acompanhamento de desempenho, treinamento e desenvolvimento, benefícios e reconhecimentos, e até mesmo no desligamento de colaboradores.
23 - As pessoas recém-admitidas pela empresa são recebidas em um processo de ambientação bem estruturado, no qual se sentem seguras, acolhidas e conhecedoras do trabalho a ser executado.
24 - Durante os primeiros 90 dias do colaborador, o seu líder imediato acompanha de perto a sua evolução, fornece feedbacks e os meios necessários para o seu trabalho.
25 - Todos os colaboradores têm clareza da sua missão e descritivo de cargo, assim como das competências técnicas e comportamentais relevantes para desempenharem a sua função, evitando retrabalho ou sobreposição de funções e, portanto, tornando a empresa mais eficiente e ágil.
26 - As equipes têm metas e objetivos claros, e são acompanhados, constantemente, junto à avaliação de desempenho e o plano de desenvolvimento individual pelos líderes diretos.
27 - A empresa possui uma estratégica para sucessão visando a facilitar que cargos vagos importantes já tenham colaboradores, previamente, desenvolvidos.
28 - A empresa possui um planejamento anual de rituais de cultura para garantir a sustentação a longo prazo e a prática da cultura por todos os colaboradores da empresa.