Cultura organizacional aliada ao home office Ir para o conteúdo principal

O home office é uma tendência que vêm sendo anunciada pelo mercado há algum tempo. Com a melhoria constante das tecnologias, desde sistemas online de gerenciamento a facilidade de videoconferências de qualidade, esta forma de trabalho ganha cada vez mais espaço. Com a pandemia, a maioria das empresas precisaram acelerar esta mudança, incorporando o home office de maneira abrupta e forçada.

Um dos grandes receios do trabalho remoto é em relação à cultura organizacional. O ambiente de trabalho é muito importante para a aplicação da cultura, desde a sua decoração até o contato social entre os colaboradores. Então como manter uma cultura forte quando todos estão trabalhando remotamente?

Leia mais: Liderando à distância: o que muda e o que você precisa mudar?

Comunicação constante

É importante o colaborador saber que a empresa ainda está ao seu lado. Neste momento o líder precisa estar à frente e iniciar as conversas.

Claro que um tópico importante para essas conversas é o alinhamento de resultados e tarefas. As lideranças devem estar conscientes de todos os passos tomados pela sua equipe, analisando os resultados, passando feedbacks e organizando as tarefas. Para isso o líder pode usar, além das reuniões diárias ou semanais, softwares de gerenciamento e organização de tarefas, como o Trello ou Asana. Os colaboradores também precisam de um canal aberto constantemente com seus líderes para tirar dúvidas e sugerir soluções, gerando ideias inovadoras.

Faça reuniões para discutir relacionamento com os seus liderados. Isso é uma atitude que poucas lideranças aderem, mas que traz resultados poderosos no reforço à cultura organizacional, onde o líder compreende mais a fundo a relação que a sua equipe está tendo com a empresa e com ele mesmo. Essas reuniões devem ser frequentes e tendem a gerar insights sobre a organização, seus processos e o sentimento da sua equipe, alcançando um poder maior de inovação para o negócio.

Mas considere também ter momentos de descontração entre a equipe. Muitas empresas estão adotando happy hours digitais, por exemplo, onde os colaboradores e lideranças se juntam para abordar temas cotidianos, fugindo do ambiente corporativo como seria natural no escritório. Outras estão montando grupos de conversa em redes sociais ou serviços de mensagem onde podem sair do assunto de trabalho.

Leia mais: Uma nova forma de liderar: mais consciente e positiva!

Fortaleça a Cultura

Neste novo cenário, as reuniões quinzenais para reforçar a Cultura Organizacional da empresa (seus propósitos, missões, visões de futuro, valores, etc) são fundamentais para garantir que mesmo a distância todos estarão sempre trabalhando alinhados a cultura e garantindo uma entrega única para o cliente.

Além disso rituais de manutenção da cultura precisam ser todos revisados. Aquilo que se aplicava quando a equipe estava no mesmo espaço, pode não se aplicar mais com o trabalho remoto. Portanto, crie ações para reforçar e relembrar os valores da empresa no dia a dia. Uma ótima opção para isso é envolver a própria equipe para estruturar novas formas de manter tudo isso vivo.

Por exemplo: se antes, para reforçar a importância da “gratidão” como um valor da organização, existia um painel na empresa onde cada um agradecia um gesto positivo do outro, crie este novo painel em ferramentas e plataformas como o Mural ou Miro e estimule as pessoas a continuarem este ritual relevante para relembrar os valores da organização.

Este é só um exemplo, tenho certeza de que com a união dos talentos do seu negócio somados aos seus, juntos poderão desenvolver novas ideias e projetos para manter a cultura mais viva do que nunca mesmo à distância.

Leia mais: O que é cultura organizacional e qual o impacto no seu negócio?

Seja transparente

Mantenha todos os líderes e colaboradores informados sobre o que está acontecendo com a empresa e as medidas que estão sendo tomadas para resolver os problemas. Aproveite para unir os talentos da sua equipe para criar soluções inovadoras para problemas antigos que você adiou a resolução ou novos que apareceram com a crise.

Sem informações em relação à empresa, os colaboradores podem sentir-se perdidos, desconectados e assustados. O medo de perder o emprego, a organização fechar por conta da crise ou até insegurança com relação ao futuro do negócio são sentimentos que aos poucos vão se formando e tomando conta da cultura organizacional, minando os seus esforços para deixar a equipe unida e entregar a melhor experiência para o seu cliente.

Por isso a transparência é extremamente importante. Sejam boas notícias, ou aquelas que o empreendedor e o líder adorariam deixar escondidas a sete chaves, a equipe precisa estar ciente do que está acontecendo para conseguir se unir em prol do crescimento do negócio.

Leia mais: Você confia nos seus líderes e colaboradores?

Abrace a mudança

Muitos empreendedores e líderes estão aproveitando este momento para rever tudo o que é necessário transformar na empresa. Desde estrutura, processos, clientes, atendimento, até distribuição de tarefas e perfil comportamental dos colaboradores.

Este é um ótimo momento para rever o seu modelo de negócio e se reinventar, entregando algo verdadeiramente único para o seu cliente. Com a pandemia, muitos projetos foram parados, mas muitos outros foram acelerados.

Procure principalmente por meios de digitalizar os seus serviços, entregando mais valor para um público mais abrangente sem perder qualidade. Apesar de ser uma necessidade latente ao mercado por algum tempo, o isolamento e a crise aceleraram a mudança, e nós precisamos acompanhar para garantir o futuro do negócio.

Leia mais: Quer gerar mudanças no negócio e não está conseguindo?

Planeje como será o “novo normal”

Quando a crise e a pandemia acabarem, o que será do seu negócio? E de suas equipes? Irão voltar ao ambiente de trabalho compartilhado, ou tiveram bons resultados com o home office e irão mantê-lo?

Pensar estrategicamente como será o retorno da empresa à normalidade é essencial para que todos tenham mais clareza de como será o futuro e estejam preparados para este momento.

Que tal aproveitar e já deixar planejado um encontro presencial entre todas as equipes? Ou talvez um workshop para estruturar o futuro do negócio de forma coletiva?

O novo normal será diferente para cada pessoa e cada negócio, por isso você deve analisar os resultados e tomar uma decisão baseada em fatos, apoiada pela cultura organizacional e pelo Propósito Maior da organização.

Leia mais: A importância de deixar o seu negócio mais digital


Empreendedor e líder, quais ações você está realizando para garantir a manutenção da  cultura organizacional do seu negócio neste novo contexto?

×